Governo do Amazonas apoia atletas da luta olímpica que representarão o Brasil em competições internacionais

Na manhã desta quinta-feira (13/06), na Arena da Amazônia, onde foi realizada a apresentação dos representantes amazonenses da luta olímpica que irão disputar competições internacionais, o presidente da  Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (Falle), Waldeci Silva, agradeceu o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel).

“Sabemos como o esporte é importante na vida da maioria dos jovens e o apoio da Sejel e do Governo do Amazonas tem sido fundamental para que os resultados sejam alcançados. Agradeço à Sejel pelo auxílio no intercâmbio do Daniel, ao Ctara (Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas), pelo amparo aos nossos atletas, e ao governador Wilson Lima, por estar contribuindo com o esporte educacional, que é de grande valia para todos nós”, finalizou.
O titular da Sejel ressaltou a importância de se investir no esporte. “Atualmente vemos atletas da capital e do interior abraçando as oportunidades e fazendo valer todos os incentivos às práticas das modalidades. O esporte é uma ferramenta de inclusão enorme e não há gastos com ele, mas sim investimento. Tenho certeza que muitos resultados positivos estão por vir”, profetizou.  
 
Os representantes amazonenses da luta olímpica irão disputar competições internacionais como os Jogos Pan-Americanos 2019, Mundial Escolar de Combate Games e Pan-Americano Cadete, conforme ressaltou o titular da Sejel, Caio André de Oliveira. “É uma grande satisfação ver estes jovens conquistando bons resultados no esporte. Tenho certeza que a dedicação e todos os esforços destes atletas serão recompensados. Estaremos na torcida”, afirmou.
Mundial Escolar – No período de 16 a 21 de junho, a cidade de Budapeste, na Hungria, irá receber o Mundial Escolar de Combate Games, promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Entre os selecionados para a delegação brasileira pela luta olímpica estão os lutadores Eduardo Trovão, de 15 anos, e Rosalinda Monalisa, de 14 anos, únicos representantes do Amazonas na competição.
Estudante do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM IV), Eduardo é atleta do Ctara e treina na Vila Olímpica de Manaus. Ele irá competir na categoria até 85kg e é um dos 20 escolhidos para compor a Seleção Brasileira na competição internacional. De acordo com a mãe do lutador, Rebeca Trovão, de 34 anos, o jovem é motivo de orgulho para a família, os amigos e todo o Estado.
“Sinto-me orgulhosa em saber que meu filho irá representar não só o Brasil, mas o Amazonas. Com muito esforço e humildade ele conseguiu chegar até esse Mundial e teve grandes conquistas. Eu e toda a família estamos na torcida para que ele venha se consagrar campeão nesta competição”, destacou.
Com apenas 14 anos, Rosalinda é uma das promessas de Atalaia do Norte, município distante 1.135 quilômetros de Manaus. A atleta, que começou a treinar luta olímpica no projeto ‘Bom de Luta’, criado pela Falle, e também treina no Ctara, logo mostrou talento no esporte e hoje é uma das representantes brasileiras no Mundial. O treinador da lutadora, Luís Alberto, falou sobre a preparação da jovem e da expectativa para o resultado.
“A Rosalinda é bastante jovem e tem um talento enorme. Dedicada aos treinos, ela sempre se mostrou focada e compromissada em aprender as técnicas da modalidade e usá-las da forma certa, para garantir vitórias em suas lutas. A preparação foi intensa e estou confiante que ela trará um resultado positivo para o Amazonas”, afirmou.
A atleta falou sobre as dificuldades ao longo da trajetória. “Gosto muito da luta olímpica e estou muito feliz por poder representar o município de Atalaia e o Estado. As dificuldades são enormes, até mesmo para chegar até Manaus. Tive de ir de bote de Atalaia do Norte até o aeroporto de Tabatinga e depois consegui vir de avião para Manaus, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui chegar. Venho me dedicando bastante e espero trazer um título para o Brasil e para o Amazonas”, afirmou.
Intercâmbio – Único representante amazonense nos Jogos Pan-Americanos 2019 pela luta olímpica, o atleta Daniel Alves segue em preparação para a competição, que será realizada no período de 26 e julho a 11 de agosto em Lima, no Peru. Para aprimorar suas técnicas e se preparar ainda mais para o Pan, o lutador embarca na próxima sexta-feira (14/06), para o Irã, país de destaque na modalidade. Confiante, Daniel afirmou que essa é mais uma excelente oportunidade para se preparar.
“Estou treinando forte desde janeiro e sei que é uma grande responsabilidade representar o Amazonas e o Brasil nesta competição. Tenho certeza que esse intercâmbio será muito importante para o meu aprendizado e espero voltar de lá preparado para ir ao Pan e trazer os melhores resultados. Não foi fácil conquistar essa vaga e irei me dedicar ao máximo para fazer jus a todos os esforços realizados”, ressaltou Daniel.
Convocação – De 28 a 30 de junho, a cidade de Morélia, no México, irá receber o Campeonato Pan-Americano Cadete 2019 e o Amazonas garantiu mais duas convocações para participar da competição. Dessa vez, os representantes serão Helisson Bresson, de 17 anos, atleta da categoria Cadete (até 48kg) e o professor Anderson Alves, convocado como técnico para o evento. Sobre o Pan, Anderson falou das chances de vitória.
“Estou muito satisfeito com esta oportunidade de mostrar o meu trabalho e vale ressaltar que estamos com uma equipe de grande experiência, o que aumenta as expectativas de bons resultados. Há dois meses os treinamentos seguem intensos e acredito que nossas chances de medalhas são grandes. Agora é focar e buscar o pódio”, concluiu o técnico.