Competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) iniciam nesta terça-feira (06/08)

A Confederação Brasileira de Desporto Universitária (CBDU) realizou, na noite desta segunda-feira (05/08), a reunião de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Conferência Norte, no Comfort Hotel Manaus, Distrito Industrial, zona sul, para levar todas as informações técnicas referentes a competição e o credenciamento dos participantes. Com a reunião, está tudo preparado para iniciar os jogos, que terão a participação de aproximadamente 800 atletas universitários de 28 instituições de ensino superior público e privado, e contam com o apoio do Governo por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).

“Os JUBs são uma competição espetacular, onde se revelam grandes atletas. Mais uma vez estamos disponibilizando as nossas praças para que tenhamos uma excelente e justa competição” comentou o titular da Sejel, Caio André de Oliveira.

Os JUBs – Conferência Norte têm a participação dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão, com as quatro modalidades de quadra (futsal, voleibol, basquetebol e handebol), que serão disputadas na quadra Waldemar Baía, Arena Poliesportiva do Amazonas Amadeu Teixeira, Ginásio Renée Monteiro, além do ginásio do Rio Negro Clube.

Para a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, Manaus tem uma excelente estrutura, por isso tem sido escolhida para sediar a competição.

“Poucos estados têm a estrutura que conseguimos ter aqui. Isso conta muito para realizarmos os jogos, além ser uma excelente oportunidade para os universitários desportistas de Manaus, que, afinal, não precisarão se preocupar com viagens, estadia e outras coisas, mas somente em se preparar e fazer uma boa competição”, contou Lilian. “É muita emoção poder realizar este evento em casa, com a presença de todos esses estados, com o envolvimento de todos os atletas, dirigentes, amigos do esporte”, completou.

Os JUBs são o início do sonho de muitos universitários que querem viver do esporte, ser atletas de ponta, de alto rendimento. Maysie Nunes, 19, estudante de Educação Física da Escola Superior Madre Celeste (Esmac) do Pará, faz parte da equipe de handebol e tem grande expectativa para o campeonato. “É sempre motivo de muita alegria podermos chegar a esta etapa regional, nesta cidade tão bacana. Tivemos alguns percalços, mas apesar disso estamos muito confiantes na equipe, esperamos fazer o melhor e chegarmos a etapa nacional”, afirmou a jogadora.

Apoio do Governo – O vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, destacou o apoio do Governo do Amazonas para a realização dos JUBs, segundo ele um fator essencial para o bom andamento da competição.

“Estamos pelo terceiro ano consecutivo realizando competições da CBDU aqui na capital. Isso porque a estrutura é muito boa, além de todo o apoio que temos, inclusive do Governo, na liberação das praças esportivas, o que é impreterível para termos um bom JUBs”, destacou.

Alim lembra ainda que os estudantes poderão conhecer uma cidade mágica e turística. “Manaus é uma cidade espetacular, os estudantes adoram vir aqui e vislumbram tudo. O rio Negro, o Solimões, o Encontro das Águas, tudo abrilhanta esta edição”, concluiu.

Fases – Desde o ano passado, os JUBs passaram a ser realizados em três fases. Em Manaus, a fase estadual ocorreu de 1º a 31 de maio. Esta etapa regional segue até o sábado (10/08). As equipes classificadas participarão da fase nacional, que será realizada de 21 a 28 de outubro em Salvador (BA).