Circuito de Xadrez Escolar movimentou a Vila Olímpica no sábado (05/10)

Aconteceu no sábado (05/10) a 8ª etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar, que contou com a participação de 10 competidores. Realizada pela Federação Amazonense de Xadrez (FAX), a competição contou com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e aconteceu na Sala de Xadrez da Vila Olímpica de Manaus. A próxima etapa acontece no dia 9 de novembro.

O Circuito de Xadrez Escolar tem como principal objetivo a renovação do Xadrez amazonense, incentivando a modalidade entre crianças e adolescentes, fortalecendo a prática da atividade. Participaram competidores com idades de 6 a 17 anos, nas categorias festival-mirim e infantojuvenil, masculina e feminina.

Na categoria festival-mirim masculino, Agassiz Rubim Neto conquistou o primeiro lugar, Ivan Azevedo de Vasconcelos ficou em segundo e Ernesto Manoel, em terceiro. Na disputa feminina, Sofia Carvalho de Araújo foi a campeã, ficando o segundo lugar com Maria Luiza Jacquiminut.

Já nos duelos na categoria infanto-juvenil masculino, Legnar Rodrigues foi o grande campeão, e Eduardo Mesquita conquistou a segunda colocação. No feminino, a campeã foi Hortência Duarte.

Neste ano de 2019, a competição já movimentou mais de 70 alunos de diferentes escolas públicas e particulares da capital. A ideia da 8° etapa foi a melhora do nível dos competidores, aumentando as chances de participação em torneios escolares e campeonatos brasileiros.

O vice-presidente da FAX, Paulo Assis, afirma que já é possível observar uma importante evolução no nível dos competidores, e se mostra ansioso para a final do circuito.

“As crianças estão evoluindo seu nível enxadrístico nos treinamentos em suas escolas. Vejo um avanço, e estão cada vez mais fortes, tornando cada etapa do Circuito mais interessante. Prova disso é que a classificação geral do circuito ainda é um mistério. Estamos ansiosos para saber quem serão os campeões este ano”.