Caminhada do Abril Verde na Ponta Negra alerta para a prevenção de acidentes de trabalho

A orla da Ponta Negra recebeu, neste domingo (28/04), a Caminhada do Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Serviço Social da Indústria – SESI/AM.

 

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade quanto à importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a caminhada reuniu cerca de 400 pessoas e encerrou as ações do Movimento Abril Verde realizadas ao longo deste mês pelo TRT11.

 

Antes da caminhada, os participantes tiveram uma aula de alongamento, e ao final, uma aula de aeroboi, ambas com profissionais de educação física do SESI. A animação ficou por conta da Banda do Instituto Vila da Barra, que tocou diversos estilos musicais durante todo o percurso da caminhada. Também foram realizados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia.

 

Estiveram presentes na caminhada os desembargadores do TRT da 11ª Região: Lairto José Veloso, presidente do Regional; Ruth Barbosa Sampaio, corregedora e ouvidora; Márcia Nunes da Silva Bessa, membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Ejud11. Representando o Ministério Público do Trabalho estavam o procurador-chefe do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento, e a procuradora Ana Luiza Noronha Lima, coordenadora Regional do Codemat – Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho. O desembargador João Mauro Bessa também esteve na caminhada, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). O evento também contou com a presença dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro no TRT11, juízes Selma Thury Vieira de Sá Hauache e Alexandro Silva Alves; demais juízes e servidores do TRT11, servidores e terceirizados do MPT, além de esportistas e público que aproveita a faixa liberada da Ponta Negra para se exercitar.

 

Sobre o movimento

 

O Movimento Abril Verde é uma campanha de âmbito nacional que visa alertar a população para a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro. Órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderiram à campanha e iluminaram seus prédios de verde durante o mês de Abril.

 

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

O juiz do trabalho Alexandro Silva Alves, gestor regional do programa Trabalho Seguro, agradeceu aos parceiros e aos participantes da caminhada. Ele reforçou a importância da prevenção, citando que a campanha Abril Verde busca evitar que acidentes aconteçam e que toda a sociedade deve estar vigilante para o cumprimento desta missão.

 

O procurador-chefe do MPT, Jorsinei Dourado, afirmou que o dia 28 de abril é o dia da Saúde no Trabalho, mas que ela deve ser cuidada diariamente, por todos, tanto pelo trabalhador quanto pela empresa. Ele relembrou também a data de 1º de maio, próxima quarta-feira, dia do trabalho, e pediu mais atenção e prevenção aos acidentes no ambiente de trabalho.

 

A caminhada contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas, do Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas, Implurb e Manaustrans, Indústria Magistral, e GEAP – Autogestão em Saúde.