Atletas amazonenses embarcam para etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Tocantins

A delegação do Amazonas contará com 139 atletas, que vão participar da etapa Regional II dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece de 11 a 15 de setembro em Palmas, no Tocantins. Os atletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da secretarias estaduais de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), e embarcam rumo à competição na madrugada de quarta-feira (11/09).

A delegação amazonense conta com oito equipes de unidades da rede estadual de ensino, sendo quatro de Manaus – Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João Braga, Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira, Escola Estadual Reinaldo Thompson e Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) VII – Eliana Freitas de Moraes – e quatro dos municípios de Parintins, Barcelos e Humaitá.

Fazem parte também do grupo, seis equipes de escolas particulares de Manaus. Além dos atletas, viajam 15 técnicos, um fisioterapeuta, entre outros profissionais, totalizando 160 integrantes.

As equipes vão competir em modalidades como basquete, handebol, futsal e voleibol, nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), masculino e feminino. Classificam-se para a etapa nacional os dois primeiros lugares de cada categoria e modalidade.

Expectativa – De acordo com o oficial da delegação, professor Mike Moraes, as expectativas são as melhores possíveis para a participação do Amazonas nesses jogos. “Estamos confiantes no bom desempenho das equipes e estamos torcendo para conseguir o máximo de vagas para a etapa nacional. Sabemos que o nível dos times é elevado, mas acreditamos no potencial dos atletas”, afirmou.

O chefe da delegação amazonense, Egídio Pinto, embarcou na segunda-feira (09/09) para Palmas para a entrega da documentação de inscrição das equipes e demais integrantes.

Competição – A segunda etapa dos JEJ, denominada de Regional Verde, contará com a participação dos estados do Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso e Pará, totalizando 1.295 participantes inscritos, entre atletas, técnicos e oficiais. Serão 233 jogos, em 16 torneios, nos quatro dias de competição, distribuídos em 12 quadras esportivas.

Organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os JEJ serão realizados, na fase nacional, entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

Times – Confira as equipes do Amazonas participantes da etapa Regional II dos Jogos Escolares da Juventude:

Basquete infantil feminino – La Salle
Basquete Infantil Masculino – La Salle
Basquete juvenil masculino – La Salle
Futsal Infantil masculino – Recanto Da Criança
Voleibol Juvenil masculino – Nilton Lins (Japiim)
Voleibol Juvenil feminino – La Salle

Basquete Juvenil Feminino – CMPM VII – Eliana Freitas De Morais
Futsal Juvenil Masculino – EE Raimundo Gomes Nogueira
Voleibol Infantil masculino – EE Reinaldo Thompson
Handebol Juvenil Feminino – Ceti João Dos Santos Braga

Futsal Juvenil Feminino – EE Plinio Ramos Coelho – Humaitá
Voleibol Infantil Feminino – EE Pe João Badalotti – Barcelos
Handebol Infantil Masculino – EM Domingos Agenor Smith – Coari
Handebol Infantil Feminino – EE Angelina Palheta Mendes – Barcelos
Handebol Juvenil Masculino – EE Sen. João Bosco – Parintins