Amazonenses conquistam seis medalhas nos JUBs 2019

Amazonenses do Centro de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), da Vila Olímpica de Manaus, conquistaram seis medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2019), modalidades – Lutas, Raquetes, Futebol 7, Basquete 3×3 e Xadrez, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O evento, que foi realizado em Brasília, entre os dias 23 e 27 de abril, contou com a participação de mais de 900 atletas disputando 16 modalidades, entre convencionais e paradesportivas.

O secretário da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Caio André, falou da importância da prática desportiva universitária. “Esporte e estudo devem andar lado a lado, óbvio que é difícil, mas é preciso preparar nossos jovens para o futuro após sua carreira como atleta”, enfatiza o secretário, que se tornou advogado após o período em que defendeu a seleção amazonense de futsal. “Experiências que enriquecem a vida profissional”, completou.

Luta Olímpica – Os acadêmicos de Educação Física, David Moreira, da Universidade Uninassau, e Andria Pimentel, da Universidade Estácio de Sá, conquistaram ouro nas categorias de 65 kg e 57 kg, respectivamente, pelo segundo ano consecutivo. Elivaldo Feitosa, da Universidade da Uninassau, estreou na competição com bronze na categoria 70kg. “Perdi o primeiro lugar por muito pouco, mas estou feliz com o resultado. Agora é foco total na próxima competição”, destacou o atleta que cursa o primeiro período de Educação Física.

O presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), professor Waldeci Silva, comemora os resultados obtidos pela luta olímpica do Amazonas e agradece todo o apoio que os atletas possuem. “É uma satisfação muito grande em vê-los subindo no pódio, só tenho a agradecer o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Ctara, e das universidades, que concederam bolsa integral de estudos para eles”, comentou.

Na modalidade de judô sênior, a universitária da Fametro, Carolynne Barbosa, conquistou medalha de bronze na categoria meio-leve -52 kg. E o João Moura, da Universidade Uninorte, foi campeão absoluto de judô universitário. Na modalidade de Jiu-jitsu, o atleta Lucas Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conquistou prata na categoria masculino – azul 100,5 kg.

Lilian Valente, presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto, avaliou positivamente a participação do estado na competição. “Talento nós temos, os resultados que estamos obtendo ao longo dos anos demonstram isso. É muito satisfatório ver o desporto amazonense crescendo no ranking universitário”, comentou.

Conferência Norte – Segundo Lilian, o foco agora é para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Conferência Norte, que será realizado em Manaus, entre os dias 5 a 10 de agosto deste ano. Os participantes disputarão as modalidades futsal, basquete, vôlei e handebol, nos naipes masculino e feminino. A Conferência Norte abrange Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocanti