Esporte, educação e segurança foram os assuntos discutidos pelos parlamentares na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (3/4), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados discorreram sobre uma variedade de assuntos de interesse da população do Estado. Um dos temas explanados foi o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (+Pelci), do Governo do Amazonas.

Em seu pronunciamento, o deputado João Luiz (Republicanos) destacou o lançamento de mais um projeto esportivo gerenciado pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel), pertencente ao +Pelci, na modalidade futevôlei, ocorrido na última terça-feira (2/4), no Centro Desportivo da Compensa (CDC).

De acordo com ele, o +Pelci está revolucionando o esporte no Amazonas. Lembrou que, recentemente, foram inaugurados polos em Tapauá, Parintins e Tefé, que se juntaram aos polos de Fonte Boa, Codajás, Envira e Humaitá. “Estamos destinando emendas parlamentares para aquisição de equipamentos esportivos e revitalização de espaços para que os jovens e adolescentes treinem as modalidades de esporte oferecidas e para fortalecer o esporte no Amazonas”, finalizou.

Contagem regressiva

Durante o seu discurso, o deputado Comandante Dan (Podemos) continuou na contagem regressiva para o dia 21 de abril, data em que tradicionalmente o governo estadual anuncia o pagamento da data-base dos profissionais da segurança pública.

“A Lei nº 3.725 de 2012 ratificou que no dia 21 de abril é o dia da data-base. Faremos uma Sessão Especial na próxima quinta-feira (4/4) e gostaria de receber o anúncio do pagamento de presente pelos 187 anos da Polícia Militar do Amazonas”, apelou.

A data-base refere-se ao momento ou período em que ocorre a revisão ou reajuste salarial dos servidores públicos. O deputado lembrou que os profissionais de educação e saúde receberam a data-base no ano passado e os profissionais de segurança pública não foram contemplados.

Gastos Públicos

A Prefeitura de Manaus recebeu críticas do deputado Wilker Barreto (Mobiliza), durante sua fala no plenário, pelo que considera um desrespeito aos profissionais da educação e saúde, ao dar aumento nos subsídios que não ultrapassam nem os índices da inflação.

“Quem não faz gestão dos gastos, acaba penalizando os servidores públicos e deteriorando os serviços públicos. Como é que vai valorizar os servidores públicos, impondo um desserviço à população?”, questionou.

Ainda segundo o deputado, Manaus passa por sérios problemas, como o primeiro lugar em números de tuberculose e o aumento dos casos de infecção por HIV entre os jovens.

Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia, programa do Governo Federal de incentivo financeiro-educacional, destinado a promover a permanência de estudantes matriculados no ensino médio público, foi exaltado pelo deputado Sinésio Campos (PT), durante seu pronunciamento na Casa Legislativa.

“Esse programa Pé-de-Meia dará um incentivo financeiro aos alunos do ensino médio do Amazonas na modalidade de poupança, com o objetivo principal de evitar a evasão escolar e diminuir as desigualdades sociais”, afirmou.

O parlamentar também acrescentou que o programa prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído, que o estudante somente pode retirar da poupança após se formar no ensino médio.

Foto: Danilo Mello