No programa há um encontro que oferece espaço para leitura de poesia e divulgação de músicas, dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo
Dando continuidade ao lançamento do livro de poesias “Reluzir Poético”, que se iniciou em 27 de julho, o escritor e poeta Adewal Norte vem fomentando a cadeia de produção literária, através do podcast “Vida de Artista”, com a cantora Cinara Nery & “Minuto da Poesia”, com o próprio Adewal Norte. A transmissão acontece neste sábado (10/08) e no dia (17/08), às 15h, sempre aos sábados, por meio da Rádio TV Cultural da Amazônia e Porta Voz Amazônica – A Realidade dos povos, ambos veiculados pelos links: www.facebook.com/radiotvculturaldaamazonia e http://www.facebook.com/portalvozamazonica, além dos Facebooks Adewal Norte e Cinara Nery.
Os dois projetos foram contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo, executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Os podcasts acontecem sempre aos sábados, ao vivo, e em parceria com demais projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. Trata-se da contrapartida do seu livro de poesias “Reluzir Poético”, e ao mesmo tempo a oportunidade de divulgá-lo à sociedade, através de uma linguagem direta com o público, que interage ao vivo, enviando perguntas e sugestões, ao mesmo tempo em que tem acesso às informações dos projetos contemplados.
No programa há uma interação de poesia, música e informações pertinentes à cadeia cultural literária, além do lançamento do álbum e documentário “Vida de Artista” da escritora Cinara Nery que celebra seus 30 anos de carreira. O podcast também conta com convidados especiais, o escritor e poeta Antônio Norte Filho e a cantora Dell Solano. Essa parceria une escritores e poetas para explorar sobre literatura e poesia, enquanto músicos e cantores falam sobre suas obras musicais.
Sobre o livro e o Autor
O livro de poesias “Reluzir Poético”, de Adewal Norte, captura a essência de temas como: amor, saudade, querência e cotidiano, através de versos envolventes, também retrata o tempo, pensamentos, sentimentos e esperança, oferecendo uma reflexão profunda e sensível sobre as emoções e experiências humanas, proporcionando, assim, uma leitura enriquecedora e inspiradora, revivendo a magia do instante eterno.
O escritor Adewal Norte diz que o livro é uma coleção de poesias que ilumina a alma e aquece o coração. “Com uma linguagem lírica, o livro explora o amor, gratidão e a beleza da vida cotidiana, convidando o leitor a uma profunda reflexão sobre a existência e a conexão com o universo. Cada verso oferece uma jornada de autodescoberta e ressoa como uma melodia na alma”, destaca o poeta.
Adewal Norte é natural de Tabatinga, autor do livro “Espelho da Vida”, publicado pela editora All Print (SP), em 2020. Também é advogado, pós-graduado em Direito Processual (PUC/MG), escritor e poeta, produtor cultural, músico multi-instrumentista e compositor; membro da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa).
Contemplado pela LPG
Atualmente lançando seu segundo livro de poesias intitulado “Reluzir Poético” pela editora Palavra da Terra 2024/AM, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O objetivo é fomentar toda a cadeia em torno do projeto contemplado, fazendo um link com o público para conhecerem um pouco mais sobre a produção literária e demais projetos contemplados, com perguntas, bate-papo, numa conversa descontraída regado a literatura e música; sempre trazendo um convidado especial; com a campanha de doação de leite para instituição e, claro com a declamação de poemas da obra.
Segundo o poeta Adewal Norte, a divulgação de “Reluzir Poético” nas plataformas de mídia é essencial para alcançar um público maior e diversificado. Redes sociais, blogs e podcasts ajudam a aumentar a visibilidade, promover a interação com leitores e receber feedback. “Essa presença online também facilita a criação de uma comunidade em torno da obra, ampliando seu impacto cultural e social”, diz. Ele também ressalta que o livro será distribuído posteriormente, em bibliotecas e escolas públicas.
Fonte/Fotos: Divulgação