Médica explica a importância do cuidado permanente com a saúde bucal.
Sorrir não só é o melhor remédio, mas é importante para o bem estar e a auto estima das pessoas. Manter a saúde bucal em dia neste mês da alegria, é fundamental para que se evitem doenças como o abscesso dentário que pode acarretar dores, inchaços e nos casos mais sérios levar a óbito.
Dor de dente persistente, latejante ou intensa, febre, inchaço no rosto ou nas bochechas e dor ao mastigar ou morder são alguns dos sintomas provocados pelo abscesso dentário. A infecção é causada por uma ação bacteriana devido ao acúmulo de pus ao redor dos dentes ou na gengiva e deve receber um tratamento intensivo.
A Dra. Franciane Gonçalves, diretora corporativa de terapia intensiva do Sistema Hapvida, explica que a doença quando negligenciada pode acarretar problemas mais sérios para a saúde, como por exemplo, a assepsia. “Uma dieta equilibrada sem açúcar, acompanhamento permanente no dentista, uso de um enxaguante bucal antimicrobiano ou fluoretado podem prevenir doenças bucais”, aconselhou.
Vários fatores aumentam o risco do abscesso dentário, entre eles: maus hábitos de higiene bucal, doenças autoimunes como a diabetes e uma dieta rica em açúcar. Por isso, escovar os dentes duas vezes ao dia ou após as refeições, uso do fio dental e visitas frequentes ao dentista são importantíssimas para a manutenção da boa saúde bucal.
Tratamento de canal, extração do dente afetado e o uso de antibióticos que diminuam a infecção bacteriana são algumas das opções de tratamentos que poderão ser aplicados à pessoa. Enquanto a área estiver cicatrizando, o dentista pode recomendar bochechos regulares com água morna e sal e analgésicos, se necessário, para ajudar a aliviar qualquer desconforto que se possa sentir.
Fonte: Agência Brasil