A Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, localizada no bairro São José III, Zona Leste de Manaus, foi o 11º estabelecimento de ensino a eleger representante ao Parlamento Jovem 2019. Em votação realizada na tarde desta segunda-feira (1), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), os estudantes escolheram como deputada jovem a aluna Rafaela Cristina Pereira Santos, do 2º ano do Ensino Médio. Ela terá como suplentes Karen Úrsula Pantoja Cardoso e Leandro Henrique Silva Marques, ambos, também, do 2º ano.
Noventa alunos da Escola Jairo da Silva Rocha participaram do processo eleitoral, na companhia dos professores Amarildo Correia de Melo e Edivane Sobrauina Gonçalves Fonseca, de Língua Portuguesa, e Girleno Menezes Barbosa, de Sociologia. Ao todo, quinze estudantes concorreram à vaga, numa das disputas mais acirradas que aconteceram até o momento.
Antes de exercerem o direito ao voto, os discentes assistiram a uma palestra sobre Educação Cidadã, ministrada pela gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo dos Anjos. Ela abordou assuntos como consciência política, responsabilidade civil, Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, dentre outros ligados ao tema central. Segundo Cassandra, houve uma grande interação da plateia que lotou as dependências do auditório.
O professor Amarildo Melo destacou a relevância do programa Parlamento Jovem para a formação do cidadão do futuro. “É muito importante porque busca inserir os alunos no contexto político, fazendo com que eles conheçam a realidade do funcionamento desse sistema político”, disse o professor. Conforme Amarildo, a experiência dos estudantes em virem até à Assembleia contribui de forma positiva no modo de pensar e agir de cada um deles em sociedade.
A aluna Rafaela Cristina expressou seu sentimento de gratidão aos colegas que confiaram nela, e disse que fará tudo para bem representá-los e não decepcioná-los. “Sou muito grata a todos pelos votos que me deram, por todos que ouviram as minhas opiniões”, declarou a adolescente, que pretende trabalhar a temática da Segurança Pública durante sua passagem pelo Parlamento Jovem 2019.
O programa Parlamento Jovem é uma iniciativa da Aleam e tem como objetivo possibilitar aos alunos a vivência da rotina de um deputado estadual e do processo democrático. Os deputados jovens eleitos participam de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato de dez dias. O programa acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).