Escola do Legislativo da Aleam concorre ao Prêmio Abel com o projeto Cidadão de Berço

O projeto Cidadão de Berço, executado pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está concorrendo ao Prêmio da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), deste ano, na categoria Comunidade.

O projeto promove formação cidadã e política às crianças do primeiro ano do ensino fundamental por meio de atividades lúdicas nas quais são construídos conceitos a respeito da política, livres de preconceitos que tanto colaboram para uma cultura de rejeição ao tema.

O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas participantes do 1º ano do fundamental I.

Com muitas expectativas, a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, acredita no potencial do projeto em vencer na categoria em que concorre pelo ineditismo da iniciativa.

“É um trabalho inédito, que não existe em nenhuma Assembleia do Brasil com esse enfoque. Em todo país, sabemos que o trabalho é com jovens, adolescentes e fomos buscar as crianças desde a tenra idade, para trabalhar desde cedo os valores: o que é certo e o que é errado. Dessa forma eles vão aprender e garantir uma sociedade mais justa”, afirmou.

A pedagoga Josy Kelly, coordenadora do projeto, disse sobre a ideia de falar sobre cidadania para os pequenos.

“Como a minha especialidade é na educação infantil e eu venho da educação infantil, achei pertinente trazer estes temas para trabalhar com essas faixas etárias como uma forma de trabalhar preventivamente a rejeição que existe ao tema ‘política’. Trazer esse conceito para perto deles e mostrar que eles fazem parte da política, isso de forma lúdica, fazendo uma analogia da magia com as escolhas que a gente faz. É uma forma de melhorar os futuros cidadãos”, explicou.

Encontro Abel

O 39º Encontro da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) acontece nos dias 5, 6 e 7 de junho deste ano, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília.

A premiação ocorre no último dia de evento, a partir das 10h, de acordo com a programação divulgada pela organização do evento.