Mais de 80 alunos da Escola Estadual Professor Cleomenes do Carmo Chaves, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, votaram e escolheram dois representantes para a 12ª edição do Programa Parlamento Jovem, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador João Bosco Ramos de Lima. Jheine Larissa dos Santos Silva e Linconl Nogueira Maia vão ocupar, durante dez dias, as cadeiras de deputados jovens titular e suplente, respectivamente, no período de 6 a 17 de maio de 2019.
Antes da eleição, a gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo, ministrou uma palestra sobre educação cidadã,abordando temas como a origem da política, os direitos e deveres de cada cidadão e a responsabilidade de todos por meio do voto consciente.
“É gratificante conversar com os alunos e perceber a mudança na visão deles sobre política quando saem daqui. O mais importante de todo esse trabalho do Parlamento Jovem é aproximar os jovens da Casa Legislativa, para que eles vejam que a mudança está em nossas mãos e que a política é um meio de ajudar aqueles que mais precisam e de promover o bem de toda a sociedade”, disse Cassandra.
Na opinião da gestora da Escola Professor Cleomenes do Carmo Chaves, Adriana Rodrigues, a postura do aluno muda quando ele começa a ter informação. Ela acompanhou a palestra e a escolha dos alunos que irão vivenciar, durante dez dias, a rotina de um deputado estadual.
As eleições do Parlamento Jovem 2019 seguem durante esta semana, até serem eleitos os 24 deputados titulares e suplentes da 12ª edição do programa, que será realizado no período de 6 a 17 de maio deste ano.