Esap será base para a criação de instituição em município mineiro

O modelo de formação de Médicos da Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura de Manaus, deverá servir como base para a criação de instituição semelhante em Betim (MG). Na última segunda-feira, 21/12, em videoconferência entre representantes das secretarias de Saúde de Manaus e da cidade mineira, foram apresentadas as informações gerais sobre o projeto de implantação da instituição na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a troca de experiências pode incentivar a criação de mais instituições como a de Manaus, transformando as práticas profissionais em diversas regiões do país. “Para nós é muito importante esse reconhecimento e ficamos muito lisonjeados em saber que de tantas escolas de saúde pública existentes no Brasil, a Escola de Saúde Pública de Manaus, implantada durante a terceira gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, foi lembrada pela prefeitura de Betim como modelo de sucesso”, destaca o secretário.

 

A implantação da Esap na capital amazonense foi uma reorientação das políticas de gestão e educação na saúde, com a responsabilidade social de suprir as demandas da população por uma Atenção Básica integral e de qualidade.

 

Com resultados bem-sucedidos, a Esap tem servido de modelo para a criação de outras escolas pelo Brasil, pois cada vez mais as secretarias municipais buscam promover a qualificação e formação dos profissionais da saúde, conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e com foco na Atenção Básica.

 

 

“A inserção de profissionais em formação no serviço, a residência médica, a pesquisa e trabalhos de extensão são hoje realidades permanentes na saúde municipal, com um crescente na qualidade da formação de Médicos de Família e Comunidade, além de aperfeiçoamentos e cursos livres para profissionais com e sem vínculo com a Secretaria Municipal de Saúde”, aponta a diretora da Esap, Kássia Lima.

 

Segundo a diretora, o trabalho oferecido pela Esap continuará possibilitando uma aprendizagem significativa, que possa modificar e moldar novas perspectivas no serviço prestado pela área da saúde. “Estaremos sempre à disposição para compartilharmos nossas experiências e apoiarmos a criação de mais escolas de saúde pública pelo Brasil”, assegura.