Equipes de Saúde da Família orientam imigrantes no Outubro Rosa

A prevenção ao câncer do colo de útero e as formas de detecção precoce do câncer de mama, foram abordadas durante uma ação educativa, sobre o Outubro Rosa direcionada a um grupo de 40 imigrantes, entre haitianos e venezuelanos, nesta sexta-feira, 20/10, pela manhã, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação aconteceu na Casa de Apoio às Crianças Filhas de Imigrantes, da paróquia de São Geraldo, na zona Centro-Sul.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lembrou que o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da sociedade para a execução de ações de combate ao câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo, e ao câncer de colo útero, que é o mais prevalente no estado do Amazonas.

“Desde o início do mês de outubro, as Unidades de Saúde estão reforçando a mobilização da população e concentrando esforços no combate às duas doenças. São doenças graves e que têm mais chances de cura quando são detectados precocemente”, informou Marcelo Magaldi.

Executada por profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Sul 5 e Sul 4, a ação educativa foi direcionada para haitianos e venezuelanos na área de abrangência de bairros como São Geraldo, Matinha e São Jorge, e das famílias atendidas na Casa de Apoio Casa de Apoio às Crianças Filhos de Imigrantes.

“São pessoas atendidas na área de abrangência das duas UBSFs, em um trabalho que é realizado durante todo o ano no acompanhamento integral da saúde, não somente das mulheres imigrantes, mas também dos homens e crianças”, explicou a enfermeira da UBSF Sul 5, Maria Bernadete Soares da Silva, destacando que o público masculino também foi convidado para participar das ações do Outubro Rosa, ajudando na multiplicação das informações junto às mulheres.

Para a vendedora Adelcie Felix, que chegou do Haiti há dois e é atendida na UBSF Sul 5, as ações educativas são importantes por trazer informações sobre as doenças. “Obter mais informações sobre o câncer é essencial para que nós mulheres possamos atuar na prevenção e saber como detectar o câncer de forma precoce”, destacou Adelcie.

A programação também contou com a participação de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Nilton Lins, que abordaram o autoexame, que pode ajudar a detectar alterações na mama, e a importância da realização do exame preventivo (papanicolau) na detecção de lesões precursoras ao câncer de colo de útero.

Sede
A Semsa também promoveu na manhã desta sexta-feira, atividades do Outubro Rosa, voltadas especificamente para as servidoras que atuam na sede do órgão, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis, zona Centro-Sul. O evento, organizado pelo Serviço Social do Departamento de Gestão do Trabalho, teve como objetivo esclarecer e sensibilizar o público feminino para medidas de promoção da saúde, abordando diversos temas ligados à boa qualidade de vida.

O secretário Marcelo Magaldi destacou, durante a abertura das atividades, a importância do Outubro Rosa como estratégia educativa de ampliação do diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama. “Esses dois tipos de câncer são os de maior incidência na nossa região, por isso estamos procurando atuar de maneira com educação em saúde, oferta de vacina contra o HPV e diagnóstico nas rotinas da Atenção Básica”, observou.

Durante a manhã de atividades, a médica Ana Carolina Muerza falou sobre a eficácia do autoexame na identificação de mudanças nos seios que podem ser indicativas de nódulos e abordou aspectos da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e do climatério. Já a nutricionista Tânia Batista tratou da boa alimentação como uma aliada da qualidade de vida, apontando aspectos que devem ser observados na hora da escolha dos alimentos – quantidade de sódio, açúcar e gorduras, além da origem dos produtos. As servidoras ainda participaram de exercícios, orientados por educadores físicos convidados especialmente para o evento.

Fonte: Semcom