Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, publicado no Biophysical Journal, a umidade criada dentro de máscaras pode ajudar a combater a Covid-19 e outras doenças respiratórias.
Parece meio contrassenso, mas tem lógica.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que a hidratação das vias respiratórias é benéfica para o sistema imunológico. Ou seja, altos níveis de umidade podem ajudar o nosso organismo a evitar a propagação de um vírus nos pulmões porque auxiliam um mecanismo de defesa conhecido como depuração mucociliar (DP), que é o mecanismo de autolimpeza das vias aéreas no sistema respiratório. É um dos processos de proteção para os pulmões na remoção de partículas inaladas antes que elas atinjam o delicado tecido dos pulmões. É esse processo que remove o muco e partículas potencialmente prejudiciais aos pulmões
Segundo a pesquisa, quando o ar está mais úmido, a fabricação de interferons – proteínas especiais que atuam na defesa do nosso corpo contra vírus – é favorecida. Esse quadro é bem conhecido dos moradores da região amazônica, em especial em Manaus, onde os índices de umidade no ar, nessa época do ano, chegam a mais de 90%.
Para o estudo, foram feitos experimentos com quatro tipos de máscaras: uma do tipo N95, uma cirúrgica e descartável de três camadas, uma feita de algodão e poliéster com duas camadas e uma máscara com uma camada grossa de algodão.
Para medirem o nível de umidade em cada uma delas, os cientistas fizeram um voluntário respirar em uma caixa de aço lacrada várias vezes e observaram que, quando o indivíduo não protegia o nariz e a boca, o vapor d’água do ar exalado se dissipava dentro da caixa e quando o voluntário usava a máscara, a umidade acabava sendo inalada mais uma vez, aumentando o processo dos mecanismos de autolimpeza pulmonar.
Ao longo dos experimentos, os autores do estudo perceberam que todas as quatro máscaras promoveram um aumento do nível de umidade do ar inalado, especialmente quando a temperatura era mais baixa. O acessório feito com uma camada grossa de algodão foi o que promoveu maior umidificação em todos os casos.