Encerrado curso de especialização em Saúde Pública

Encerrado curso de especialização em Saúde Pública. Fechamento será com sessões públicas nesta quinta-feira (24/2) e sexta-feira (25/2).

Encerrado curso de especialização em Saúde Pública

As sessões públicas serão para defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), da 3ª turma do curso de especialização em Saúde Pública com Ênfase na Estratégia Saúde da Família.

O local será a Escola de Saúde Pública (Esap), da secretaria de Saúde do município.

As apresentações serão transmitidas pela plataforma Google Meet a partir das 8h30 e podem ser acompanhadas por meio do link: http://meet.google.com/frk-hkvw-kjb.

A apresentação dos trabalhos acadêmicos encerra uma jornada de estudos de 24 meses.

Os estudos englobaram atividades práticas e pedagógicas vivenciadas pelos profissionais na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os oito finalistas, que são enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos, contribuíram de forma significativa no atendimento à população durante o cenário pandêmico vivenciado em Manaus.

Parceria

O curso de especialização em Saúde Pública foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

As duas entidades uniram esforços para contribuir na formação e qualificação profissional visando à integração serviço público-comunidade, a partir das necessidades sociais.

Isso resultará em um atendimento mais humanizado à população.

Para a secretária de Saúde, Shádia Fraxe, a experiência prática e e o aprendizado teórico conquistado pelos participantes do curso foi uma experiência enriquecedora.

“Os alunos saem mais fortalecidos desse processo de aprendizado, que está embasado na realidade das unidades de saúde”, observou.

Karina Cerquinho, diretora da Esap, vê, em cursos como estes, o cuidado da prefeitura em fortalecer as ações de formação profissional para o SUS.

Segundo ela, a formação de profissionais no contexto da APS é uma oportunidade efetiva de melhoria do cuidado e transformação  da realidade da saúde.

Para ela, uma imersão desses profissionais nos processos de trabalho na rede de saúde, junto a uma reflexão crítica, só demonstra esse cuidado por parte do poder público municipal.

Fonte: Semsa