A Tarde Alegre Infantil deste domingo (19), realizada no curral Zeca Xibelão, foi marcada pela emoção do show de Edilson Santana e pela saudade e homenagem ao eterno Tripa do Boi Caprichoso, Markinho Azevedo.
Após sua participação no ensaio das crianças, Edilson expressou sua felicidade em contribuir para a manutenção da cultura do boi-bumbá para as futuras gerações. “Estou muito feliz de estar aqui com essas crianças lindas e em contribuir com um dos projetos mais belos do Festival de Parintins”, destacou.
A programação incluiu brincadeiras com as crianças, pais e mães, além da distribuição de guloseimas. Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega da última obra do eterno Tripa do Boi Caprichoso, Markinho Azevedo, ao boi mirim Mineirinho, que ele chamava carinhosamente de “filho do Boi Caprichoso”.
A esposa de Markinho, Selma Gomes, seu irmão Edson, sua filha e seus sobrinhos foram chamados ao palco pelo presidente do Mineirinho, Douglas de Jesus. O eterno Tripa do Boi Caprichoso prometeu confeccionar o boi Mineirinho e doá-lo. O boi ficou pronto em novembro, e Markinho faleceu em dezembro do ano passado.
“Ele partiu antes da entrega e finalizou esse boizinho em novembro. Íamos fazer uma programação para a entrega e no dia 12 de fevereiro, quando Markinho completaria 60 anos, eu encontrei a então presidente do boi e decidi que o entregaria. Esse era o Markinho Azevedo, o boi sempre foi a vida dele”, contou Selma Gomes emocionada.
Com os olhos marejados, Greice Silva dos Santos afirmou que receber o boi Mineirinho como a última obra de Markinho foi muito emocionante. “Ele me prometeu o boi por nossa amizade. Isso não é apenas um presente, uma promessa, mas um legado. Ele trabalhou com todos os bois grandes e agora, com a gente, ele permanece nos bois pequenos. Só posso ser grata a toda a família dele”, afirmou.
Markinho Azevedo, além de ser um artista talentoso, era um trabalhador dedicado às crianças. Ele tinha projetos sociais e sempre foi parceiro dos bois mirins e da Tarde Alegre Infantil Boi Negro de Parintins.
Geração em Geração
Há mais de 30 anos, o Boi Caprichoso realiza a Tarde Alegre Infantil azul e branca, que dialoga com as novas gerações e cria uma conexão entre o que é feito atualmente no boi. Sua construção para o boi de arena é o sonho de meninos e meninas de se tornarem itens, artistas ou integrantes de vários setores do bumbá da estrela.
“O Caprichoso reconhece a necessidade das crianças terem seu espaço aqui no Curral Zeca Xibelão para que esse amor pelo boi se renove”, explicou o coordenador da Tarde Alegre, Diego Omar da Silveira.
A Tarde Alegre Infantil é realizada todos os domingos, a partir das 16h30, no curral Zeca Xibelão.
Fotos: Michel Amazonas