Na manhã desta quarta-feira (17), durante Cessão de Tempo para reforçar o papel do Conselho Tutelar, a deputada Joana Darc (PL) destacou emendas no valor de R$ 180 mil a todos os Conselhos Tutelares da zona urbana e rural de Manaus, para suprir necessidades básicas no dia a dia de trabalho de proteção às crianças e adolescentes da capital.
Joana Darc reiterou as conversas com a categoria e entre as dificuldades apresentadas pelos conselheiros estavam os equipamentos de informática, celulares, entre outros itens.
“A melhor forma que você pode contribuir para essa causa é destinando recursos. Por incrível que pareça, em muitas reuniões com representantes dos Conselhos Tutelares de Manaus, uma das demandas é a falta de computador, impressora, material de expediente, entre outros. Esses materiais fazem muita diferença nos trabalhos desenvolvidos pelos conselheiros”, disse.
Joana acrescentou ainda que a responsabilidade com crianças e adolescentes é de todos.
“Sabemos que a maior responsabilidade dos Conselhos Tutelares é de cada município, mas garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes é de todos nós. Por isso, mas que discursos, precisamos partir para as ações e através desses recursos, nós estamos contribuindo para garantir esses direitos”, pontuou.
Os recursos foram destinados aos Conselhos Tutelares, por meio do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, da Secretaria Executiva Adjunta da Criança e do Adolescente (Sedca), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Estes valores fortalecem as ações direcionadas às crianças e adolescentes, na garantia dos direitos deles, que é base da função de um conselheiro tutelar. Vale ressaltar que alguns itens já foram entregues e os demais devem ser disponibilizados até o fim deste ano.