Embaixador da União Europeia no Brasil visita a Prefeitura de Manaus. Ignácio Ybañez veio a cidade conhecer o projeto “Acolher”, que abriga refugiados venezuelanos.
Embaixador da União Europeia no Brasil visita a Prefeitura de Manaus
A Prefeitura de Manaus recebeu nesta quinta-feira (7/4) a visita do embaixador da União Europeia do Brasil, Ignácio Ybañez.
Ele foi recebido pelo titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, (SEMAD), Ebenezer Bezerra, que representou o prefeito David Almeida.
Ybañez veio a Manaus conhecer e obter mais informações à cerca do projeto “Acolher”, da Prefeitura de Manaus, que abriga refugiados oriundos da Venezuela.
Embaixador da União Europeia, (E), recebe lembrança do titular da Semad, Ebenezer Bezerra (D), que representou o prefeito David Almeida
Ele estava acompanhado pelo oficial de Relações Internacionais do órgão, Jordi Casanova.
O embaixador destacou a atuação da administração do município, nas ações e atendimento aos migrantes venezuelanos, como parte da força-tarefa executada pelo governo federal.
O titular da Semad destacou, na ocasião, as ações que a prefeitura desenvolve, principalmente, nas áreas de assistência social e saúde.
Uma dos destaques salientados por Ebenezer Bezerra, foi a forma como os migrantes são tratados quando chegam a Manaus, principalmente na área de saúde e emprego.
Eles recebem os mesmos benefícios que qualquer manauara, podendo ser atendido em qualquer órgão de saúde sem distinção, e tem até um programa de empregos direcionados à eles.
Ao final do encontro, o embaixador foi presenteado com um kit de produtos artesanais como cortesia da visita.
Programa de emprego
Em 2019, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou o cadastramento de refugiados e imigrantes, para encaminhamento à empregos.
A parceria foi firmada com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e Sistema Nacional de Empregos (Sine).
O objetivo foi ajudar as pessoas nessas condições, que chegam à cidade, encaminhá-las ou inseri-las no mercado de trabalho.
Mais recentemente, na gestão do prefeito David Almeida, foi firmada uma parceria com empresários do comércio varejista do Centro, para dar emprego a migrantes.
Fonte: Semad