Projeto foi selecionado pelo Consulado Japonês do Amazonas
A Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada na Vila Buriti, zona Sul, recebeu, nesta segunda-feira (15/4), um refeitório novo. O espaço, custeado pelo governo do Japão, por meio do programa “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana” (APC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), vai atender 660 alunos de ensinos fundamental e médio.
Funcionando em cooperação técnica com a Marinha do Brasil, a Escola Almirante Ernesto Baptista funciona em três turnos, desenvolvendo um amplo trabalho de inclusão. O refeitório da escola foi um dos dois projetos anuais selecionados pelo Consulado Japonês do Amazonas, que oferece assistência financeira não reembolsável a várias entidades após rigorosa seleção feita pelas representações locais.
Na parceria, a Seduc-AM foi responsável pelo mobiliário da cozinha, com freezers, geladeiras e utensílios para cozinha. O secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, presente na inauguração, destacou a importância do espaço para a melhoria da qualidade de ensino. “Infelizmente, o projeto da escola, quando foi pensado, não contemplava um espaço adequado. Graças a essa parceria vamos permitir essa adequação, que deve refletir no rendimento dos nossos alunos”, disse.
Parcerias – Ao todo, foram doados R$ 260.333,85 (duzentos e sessenta mil e trezentos e trinta e três reais e oitenta e cinco centavos) pelo APC, do governo japonês, para as obras.
A cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, destacou a importância de mais uma parceria com a educação estadual. “É uma honra para o governo japonês contribuirmos no ambiente de aprendizagem dos alunos de mais uma instituição pública de ensino. Nosso foco aqui é que o momento da alimentação seja ainda melhor para eles”, destacou.
O vice-almirante da Marinha, Paulo César Colmenero Lopes, também participou da cerimônia de inauguração e agradeceu a Seduc-AM pela parceria para atuação na escola. “Nós da Marinha acreditamos muito que a educação é a única forma de melhorar nosso país e isso não se restringe ao ensino, mas às condições oferecidas ao aluno. Agradecemos à Seduc-Am por uma parceria que nos permite ser parte disso”, pontuou.