Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano

Na nova unidade serão realizadas pequenas cirurgias para retirar lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer

Com obras em fase de conclusão, o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) deve ser inaugurado ainda este ano. Construído anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), a unidade, segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é um dos maiores avanços no enfrentamento ao câncer de colo uterino no Estado.

Nayara Maksoud explicou que um plano de ação foi elaborado pela SES-AM para o funcionamento do Cepcolu, especialmente com a disponibilização de profissionais que irão atuar na unidade, que deverá, segundo ela, atender mulheres do interior e da capital.

O espaço será exclusivo para realização de procedimentos de conização, que é uma pequena cirurgia para retirar lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer.

“O Cepcolu vai dar uma resposta efetiva com a resolutividade aos casos de câncer de colo de útero. A construção dessa importante unidade faz parte dos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas com o propósito de aumentar o acesso da população aos serviços da rede pública de saúde”, disse Maksoud, destacando que a obra faz parte do Programa Saúde Amazonas.

Visita técnica

Na manhã desta segunda-feira (12/08), a secretária Executiva do Fundo Estadual de Saúde (SEFES), Nívia Harb, acompanhou uma visita técnica às obras do Cepcolu, junto com o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo. Também participaram, a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, ginecologista Mônica Bandeira, e o deputado estadual Delegado Péricles (PL), responsável por emenda parlamentar de R$ 2 milhões para as obras.

Na ocasião, o secretário Marcellus Câmpelo destacou que a UGPE está prestando apoio técnico para a conclusão das obras do Cepcolu. Ele adiantou que as obras avançam e, assim que concluírem, a FCecon inicia o processo de instalação dos equipamentos, mobiliário e identidade visual.

“Essa obra, que tem à frente o governador Wilson Lima, é de extrema importância para o Amazonas, pois aumentará em sete vezes a capacidade de realização de cirurgias de conização na rede pública, um passo crucial para o tratamento do câncer do colo do útero na região”, disse Marcellus.

Cepcolu

A unidade será um hospital-dia com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos. A projeção, disse a médica Mônica Bandeira, é aumentar o número de conizações com a criação do Cepcolu.

“Queremos, no mínimo, sair de 500 para 3.200 conizações ao ano, além de agilizar realmente, de forma muito rápida, a realização desses procedimentos. Desta forma, estaremos evitando o câncer de colo uterino e pagando uma dívida histórica que o estado tem com essas mulheres e suas famílias”, afirmou Bandeira, lembrando que a FCecon é a unidade referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização do procedimento em todo o Amazonas.

De acordo com dados da FCecon, no primeiro trimestre de 2024, 138 mulheres já foram submetidas à conização na Fundação. De 2019 até março de 2024, foram realizadas 2.488 conizações.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM