Em alta, assédio eleitoral ganha CPI no Senado

O assédio eleitoral, prática que tem apresentado um crescimento exponencial nas eleições deste ano, evidenciando mais uma vez o atraso em que o Brasil vem mergulhando, será motivo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado. Requerimento para a instalação da CPI já conseguiu a assinatura de 28 senadores, uma a mais que o mínimo exigido. O objetivo é apurar denúncias de assédio eleitoral por parte de empresários, gerentes de empresas e até mesmo prefeitos de municípios.

OMAR ASSINA

Dentre os senadores pelo Amazonas, apenas o reeleito Omar Aziz (PSD) assinou o requerimento que solicita a instauração da CPI do Assédio Eleitoral. De acordo com o requerimento, a CPI deve ter 11 membros titulares e 7 suplentes.

RÉUS CONFESSOS

Numa atitude de réu confesso, bolsonaristas têm criticado a instalação da CPI, alegando que seria uma forma de atingir empresários apoiadores do presidente. Como se a lei não devesse ser cumprida por todos. A crítica à CPI mostra que os próprios bolsonaristas reconhecem que o escândalo e crime eleitoral têm sido praticados em suas fileiras.

PRÁTICA CRIMINOSA

O assédio eleitoral, presente sobretudo em empresas, é tipificado em lei como crime. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, criticou recentemente a prática criminosa que, segundo ele, tem ocorrido nas eleições deste ano. “Lamentavelmente, no século 21, retornamos a uma prática criminosa que é o assédio eleitoral, praticado por empregadores coagindo, ameaçando, prometendo benefícios para que seus funcionários votem ou deixem de votar em determinadas pessoas”, disse após uma sessão plenária.

NÚMERO 10

O Fórum Permanente de Articulação com a Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) chegou à sua 10ª reunião com o encontro realizado na tarde desta quarta-feira (26) no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Foram debatidas pautas como a criação da lei municipal de incentivos fiscais para indústrias da Zona Franca; implementação de programa de compras regionais; revitalização do centro; reordenamento dos resíduos sólidos, entre outras.

CONCURSO PARA PROMOTOR

Foi lançado nesta terça-feira (26) o edital para realização de concurso público para membro do Ministério Público do Estado do Amazonas. São oito cargos de Promotor de Justiça Substituto, mas o concurso visa também à formação de cadastro de reserva. Para concorrer às vagas é necessário diploma de conclusão de curso de bacharelado em Direito e comprovação de exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos somente via internet, no endereço eletrônico: www.cebraspe.org.br/concursos/mpe_am_22_promotor, com taxa fixa no valor de R$ 300.

PAGAMENTO VIA PIX

O consumidor agora vai poder pagar sua conta de energia via pix. Um novo modelo de fatura permite a operação de forma simples. Basta apontar o celular para o QR Code na parte inferior da fatura e ter acesso ao pagamento via pix. O novo modelo de fatura (impressa ou enviada por e-mail), é uma adaptação similar ao que já ocorre com outras empresas no mercado, com mais clareza e transparência na fatura de energia.

VIVE LA FRANCE!

Como parte da comemoração dos 50 anos da Aliança Francesa Manaus, o Teatro Amazonas será palco da apresentação gratuita do multi-instrumentalista e beatboxer, Stracho Temelkovski, dia 30 de outubro, às 19h. Em sua performance, Stracho executa um ou mais instrumentos ao mesmo tempo, dentre os quais, bandolim, viola, baixo e percussão. As pessoas que desejam garantir lugar no evento, antecipadamente, devem entrar em contato com a instituição através dos telefones (92) 99481-1643 (WhatsApp), (92) 3308-6057 (Fixo) ou pelo email secretaria@afmanaus.org.br.