Ao todo, 10 mil litros de água foram usados para extinguir as chamas em terreno com entulhos
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) evitou, na manhã desta quarta-feira (24/01), que um incêndio em um terreno baldio se propagasse para uma área de mata no bairro Distrito Industrial, zona leste da capital. Na ação rápida, os bombeiros utilizaram 10 mil litros de água para extinguir as chamas, que atingiam uma área de entulho com, aproximadamente, 100 metros quadrados.
De acordo com Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), o acionamento para a ocorrência foi por volta das 8h20. A partir disso, foram deslocadas, imediatamente, três viaturas para o local indicado. Ao chegarem, os militares constataram que se tratava de um terreno baldio em uma área de declive e muito próximo de uma região de mata.
“As chamas atingiam pneus e outros entulhos, o que rapidamente gerou uma nuvem de fumaça no local, mas com a ação rápida das equipes do Corpo de Bombeiros, controlamos o incêndio e impedimos que ele se alastrasse para a área de mata utilizando a técnica de resfriamento, preservando a vegetação local”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
Após o controle do incêndio, foram realizados o rescaldo e a vistoria de área. O comandante da corporação também enfatiza a importância de a população manter os cuidados para evitar esse tipo de ocorrência.
“Mesmo com a chegada do período conhecido como inverno amazônico, pedimos que a população mantenha atenção para evitar os incêndios, seja em área de vegetação ou edificações, com medidas simples, fazendo descarte correto das baganas de cigarro, não fazendo instalações elétricas clandestinas, não acendendo velas próximo de área de vegetação, entre outros cuidados”, concluiu.
Fonte e Fotos: Divulgação/CBMAM