Eleições 2024: Regras para o dia da votação

Neste domingo, 6 de outubro, milhões de eleitores em 5.569 municípios brasileiros participarão das eleições 2024. O pleito, que ocorrerá entre 8h e 17h, elegerá prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. A legislação eleitoral define normas específicas para garantir uma votação segura e organizada, destacando a importância de os eleitores seguirem as regras.

Documentação necessária para votar

Os eleitores devem comparecer às seções eleitorais com um documento oficial com foto, como o e-Título, RG ou passaporte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que não é obrigatório levar o título de eleitor, desde que o número e o local de votação estejam acessíveis pelo e-Título ou pelo site oficial do TSE. A atualização do aplicativo deve ser realizada até o dia 5 de outubro.

Regras de sigilo e conduta no dia da eleição

Durante o momento de votação, os eleitores devem respeitar rigorosamente o sigilo do voto.Além disso, os eleitores podem manifestar individualmente sua preferência por candidatos, desde que seja de maneira silenciosa e sem formar aglomerações que configurem propaganda de boca de urna, o que pode resultar em penalidades.

Justificativa para quem não puder votar

Se o eleitor estiver fora de sua zona eleitoral no dia da eleição, ele deve justificar a ausência. Ele pode fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título ou no site do TSE até 60 dias após o pleito. Eleitores fora do Brasil também devem seguir essas orientações.

A partir das 17h, o TSE divulgará os resultados preliminares no site. Para mais informações e atualizações sobre as eleições 2024, continue acompanhando nossas notícias.

 

Fotos: Antonio Augusto/Ascom/TSE