Mais de 8,8 mil estudantes foram alcançados no primeiro semestre deste ano com palestras do “Ei, Te Orienta! Aliciar, Molestar e Violentar Crianças Não é Cultura. É crime!” da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“O objetivo do ‘Ei, Te Orienta!’ é levar orientação aos estudantes. Também informamos os números para a denúncia de crimes e tentamos prevenir abusos contra crianças e adolescentes no nosso Estado. Esse trabalho é muito importante, pois levamos informações para o público infantojuvenil nas unidades de ensino da capital e interior do Amazonas”, disse o deputado João Luiz.
Nos seis primeiros meses de 2024, as ações e palestras do “Ei, Te Orienta” percorreram 20 escolas, sendo mais 120 estudantes recebendo atendimento psicológico da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Poder Legislativo.
Em maio deste ano, o deputado João Luiz, juntamente com a Rede de Proteção de Criança e Adolescente no Amazonas, realizaram um ato público do “Ei, Te Orienta” no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.
Cyberbullying e crimes cibernéticos
João Luiz pontua a respeito das palestras sobre cyberbullying e uso seguro da internet: os principais crimes praticados no ambiente virtual, realizado entre a Comissão da Aleam, em conjunto com a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) alcançaram mais de 4,1 mil alunos em 12 escolas estaduais.
Proaj e MIT + Cidadania
O Projeto Preparar, Recolocar e Orientar Adolescentes e Jovens (Proaj) – Integração que Transforma também da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Aleam cadastrou no primeiro semestre 860 alunos no Jovem Aprendiz e o Projeto Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania alcançou 1.426 pessoas na capital e interior do Estado.