Efeito Gusttavo Lima: shows pagos por prefeituras do interior do AM sob suspeição

A tendência de colocar sob suspeição a contratação de artistas do primeiro time da música nacional por prefeituras de cidades do interior chegou definitivamente ao Amazonas. Já há algumas semanas que os tais shows têm sido questionados por aqui. Só nesta quarta-feira (8), dois episódios diferentes reforçaram no Amazonas a tendência, que se tornou nacional e atingiu mais fortemente os cachês milionários do “embaixador” da música sertaneja, Gusttavo Lima.

PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção encaminhou ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) uma denúncia apontando que as prefeituras do interior do Amazonas estão contratando shows de grandes artistas de renome nacional por meio de pregão presencial, em vez de pregão eletrônico, o que segundo o comitê, fere os princípios da modicidade, da excepcionalidade, da moralidade, da legitimidade e da economicidade. A denúncia pede, ainda, que o MPAM investigue as referidas prefeituras.

CONTRATAÇÕES SUSPEITAS

O comitê sustenta que, na maioria das vezes, as contratações são realizadas sem licitação e que as informações não constam do Portal da Transparência. O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção sugere que sejam investigadas pelas contratações de shows as prefeituras de Borba, Careiro, Urucurituba, Autazes, Eirunepé, Novo Airão, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Urucará, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Nhamundá, Itacoatiara, Apuí, Alvarães, Itapiranga e Humaitá.

TCE TAMBÉM SUSPEITA

Em outra frente, mas na mesma batalha, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ari Moutinho Júnior, determinou a suspensão dos shows dos cantores Vítor Fernandes e Tarcísio do Acordeon, no próximo domingo (12), na tradicional festa de Santo Antônio de Borba. A decisão foi publicada no Diário Oficial do TCE nesta quarta-feira (8). De acordo com o conselheiro, a inexigibilidade de licitação utilizada para contratar os artistas fere a legitimidade e a economicidade da administração pública.

NACO GRANDE DO MERCADO

As festas de interior promovidas pelas prefeituras, com contratação de artistas, são uma fatia significativa, um naco grande, do mercado nacional de entretenimento. Feitas às claras, sem ilícitos, a preços justos e de forma transparente, não há nada de errado. Afinal, o direito ao lazer é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro. O mal são as contratações com pouca ou nenhuma transparência, com cachês de valores exorbitantes, que deixam crer que parte do dinheiro está sendo desviado.

BETINHO PRESENTE

O deputado federal Marcelo Ramos, junto à Ação da Cidadania, em parceria com as Frentes Parlamentares de Combate à Fome e de Segurança Alimentar do Congresso Nacional, promoveu no final da tarde desta quarta-feira (8), o evento de pré-lançamento da agenda Betinho Contra a Fome. O evento contou com a presença do Daniel de Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e presidente do conselho da Ação da Cidadania. O pré-lançamento foi realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 17h.

AGENDA BETINHO CONTRA A FOME

A Agenda Betinho contra a fome é um documento com 40 propostas, com o objetivo de contribuir com a garantia, desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas municipais de Segurança Alimentar e Nutricional em todo o Brasil. A campanha Ação da Cidadania foi fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a partir do Movimento pela Ética na Política. Em 1993, ele lançou o programa Ação da Cidadania, tendo como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria.

ARTHUR FAZ FESTÃO

Em uma “grande festa popular”, o ex-senador e ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), que também é pré-candidato ao Senado, vai comemorar seus 45 anos de vida pública. O evento será realizado nesta quinta-feira (9), a partir das 18h30, no Dulcila Festas e Convenções, na zona Oeste da cidade. Oficialmente, o evento está sendo realizado pelo grupo “Amigos de Arthur Neto”. O curioso é que o grupo de “amigos” é liderado pela esposa de Arthur, Elisabeth Ribeiro, e pela reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, também filiada ao PSDB e presidente do PSDB Mulher-AM.

MAIS “AMIGOS”

Também fazem parte do grupo de “Amigos de Arthur Neto” a vice-presidente do PSDB Mulher-AM e pré-candidata a deputada federal, Conceição Sampaio; o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania); o secretário-geral do PSDB Amazonas e pré-candidato a deputado estadual, Mário Barros; o presidente do Diretório Municipal de Manaus do PSDB e pré-candidato a deputado estadual, o vereador Rosivaldo Cordovil; e o vereador Raulzinho (PSDB).