Amazonas

Educação divulga resultado final do Brasil Alfabetizado

Os alfabetizadores receberão uma bolsa de R$ 1.200 para alfabetizar estudantes fora da idade escolar regular

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPDI) e da Gerência de Atendimento Educacional e Específico e da Diversidade (GAEED), divulgou, nesta sexta-feira (28/03), o resultado final da chamada pública de seleção de alfabetizadores populares para a prestação de atividade voluntária no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). São 116 candidatos aprovados.

A lista de selecionados está disponível no link: https://bit.ly/PBA_ResultadoFinal. Com possibilidade de bolsa de até R$ 1.200 destinada aos alfabetizadores populares selecionados, o PBA é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que teve aderência, em 2024, da Secretaria de Educação, após a instituição adotar, também, a participação no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, do MEC.

Para a Secretaria de Educação, o PBA é observado enquanto uma política em paralelo às iniciativas direcionadas aos alfabetizandos dos Anos Iniciais. O PBA chega para ser uma alternativa importante aos estudantes que já se encontram fora do ambiente escolar e funciona a partir da mobilização coletiva.

Em escolas, igrejas, centros comunitários, comércios, associações de bairro e demais organizações sociais, os alfabetizadores selecionados buscarão alfabetizar estudantes mais velhos.

“Os candidatos aprovados compõem agora um banco de dados da Secretaria de Educação. As convocações começam a partir do momento que o MEC definir um calendário de convocações. O Ministério está tentando aumentar a adesão de secretarias estaduais e municipais de Educação ao PBA, e já tivemos três ampliações de prazos nesse sentido. Agora, aguardamos o MEC e divulgaremos as convocatórias assim que definidas”, destacou a gerente da Gaeed, Kátia Mendes.

Para ingressar no PBA, o alfabetizador deve ter ensino médio completo e experiência comprovada como educador popular, além de outros requisitos detalhados no edital. Os currículos foram avaliados por uma comissão formada por servidores da Secretaria de Educação, responsáveis por todo o processo de seleção e avaliação da formação acadêmica e da experiência profissional dos candidatos.

A secretaria já sinalizou que irá participar do programa também em 2025. Os atuais alfabetizadores selecionados serão responsáveis por estas novas turmas, além das 22 turmas atuais, e mais de 340 alfabetizandos que demonstraram interesse em participar do PBA ainda em 2024.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Leia também