Amazonas é destaque em premiação nacional sobre empreendedorismo no ensino superior

Concorrendo com outros 12 Estados, a FATESE (SENAC-AM) obteve o segundo lugar, na premiação nacional que tem por objetivo destacar e premiar os melhores casos de sucesso de empreendedorismo em estabelecimentos de ensino.

O Amazonas tem o segundo melhor caso de sucesso em empreendedorismo na educação de ensino superior do Brasil, segundo aponta o resultado final do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE), cujos vencedores foram anunciados na última terça-feira (08), em Florianópolis (SC) e, na ocasião, a Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/AM (FATESE), com sede em Manaus, obteve a segunda colocação, disputando com outros 12 casos de empreendedorismo em educação superior em território nacional. O primeiro lugar na categoria ensino superior foi para um caso de sucesso do Estado do Mato Grosso.

“Para nós, do Sebrae Amazonas, é fundamental incentivar as diversas instituições de ensino a adotar programas de empreendedorismo e, ao ver que nosso Estado alcança tal destaque nacional por meio da FATESE é mais um motivo para que continuemos a trabalhar pelo fomento ao empreendedorismo”, destaca a diretora superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE) é uma iniciativa da Instituição e tem por objetivo reconhecer e homenagear professores, secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores, coordenadores e demais profissionais do ensino formal que implementem, em suas respectivas unidades de ensino, projetos de incentivo ao empreendedorismo.

A premiação é composta de três fases, iniciando com as disputas estaduais, depois regional e por fim nacional. No Amazonas, em nível estadual, concorreram 14 instituições inscritas, das quais seis ficaram entre as melhores e foram indicadas para a fase regional. Na etapa regional, durante a qual todos os vencedores estaduais da Região Norte foram avaliados, a FATESE e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Eirunepé, foram escolhidos como os melhores casos de sucesso e passaram à etapa nacional

“Desde o início, a gente tinha uma excelente expectativa quanto ao nível de competitividade da FATESE e do Ifam Eirunepé. E essa expectativa se confirmou de forma positiva, se tornando motivo de orgulho para todos nós. Devemos render nosso reconhecimento e parabenizar o Ifam Eirunepé que também ficou entre os melhores colocados na fase nacional do PSEE”, ressalta a gestora do Prêmio pelo Sebrae no Amazonas, analista técnica Gisele Pinto.

Como forma de agradecimento, nesta sexta-feira (11), representantes do SENAC-FATESE e do Ifam, campus Eirunepé, visitaram o Sebrae/AM e, em reunião com a diretora superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, agradeceram pelo apoio recebido e reforçaram seu compromisso em fortalecer o empreendedorismo como campo de ensino em ambas instituições.

“É uma oportunidade de divulgar as ações de empreendedorismo da Região Norte. O segundo lugar veio com gosto de primeiro, pois nós disputados com grandes centros de ensino do Brasil”, destacou a professora nutricionista do SENAC-FATESE, Yamile Moraes.

 

 

Sobre o projeto

 

No PSEE, a FATESE concorreu com o projeto Integrador do CST em Gastronomia, cujo objetivo é demonstrar aos alunos do curso de gastronomia que o empreendedorismo pode ser mais uma opção para esses alunos após concluírem o curso, isto é, que podem abrir novos negócios nesse ramo, como alternativa à ideia de serem somente funcionários em restaurantes.