“É muita emoção e alegria”, diz médica do Curso de Formação de Oficiais de Saúde da PM

Governador Wilson Lima esteve na solenidade de formatura de 21 novos oficiais de saúde da Polícia Militar do AmazonasO sentimento foi de emoção, gratidão e de alegria na vida dos 21 novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) que participaram, na terça-feira (16/04), da Formatura do Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS) da PMAM. A solenidade ocorreu no Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul de de Manaus, com a presença do governador Wilson Lima.

Os profissionais foram convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 6 de novembro de 2023, após a convocação de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Os 21 novos oficiais de saúde da corporação militar iniciaram o curso de formação no dia 1º de dezembro do ano passado.

A primeira colocada no CFOS, Monique Vitoriano, é neurologista e foi promovida, pelo governador Wilson Lima, a 2ª tenente da PM. “É muita emoção. Foram muitas barreiras ultrapassadas, desafios e dificuldades vencidas, mas hoje é uma imensa alegria para mim e para minha família”.

O aspirante a oficial da PM, Diego Carvalho, é otorrinolaringologista e disse que será uma honra cuidar dos profissionais de segurança pública do estado. “Já sou um profissional médico, e sempre prestei assistência à população. E agora vou prestar assistência a outro público, que é o policial militar. Isso é duplamente melhor porque vou prestar assistência para aquela pessoa que cuida da nossa segurança”.

Os oficiais irão atender no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro São Geraldo, centro-sul da capital, coordenado pela diretoria de Saúde (DS) da PMAM, que possui quatro subdivisões: Centro de Psicologia, Centro de Odontologia, Centro de Fisioterapia e Centro de Veterinária.

Entre as especialidades dos oficiais de saúde estão: enfermagem, fisioterapia, cardiologia, ecocardiografia, clínico geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, proctologia, psiquiatria, veterinária e farmácia.

A formação durou quatro meses para que os alunos tivessem acesso à rotina e adaptação militar com atividades previstas de instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normais Gerais de Ação (NGA), entre outras.

“O governador assumiu esse compromisso quando criou o programa Amazona Mais Seguro, em que criou vários projetos, entre eles, na área dos recursos humanos, realizando o concurso público, que depois de desdobraria com a capacitação desses profissionais e a inclusão. Esses passos estão sendo dados, pois há mais de dez anos não tínhamos concurso”, destacou o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Coronel Vinícius Almeida Paiva.

Formação

O CFOS foi realizado na sede da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no Distrito Industrial, e foi coordenado pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM, por meio da Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar.

Investimentos

O governo Wilson Lima convocou, no ano passado, 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Além dos policiais militares, o chamamento incluiu bombeiros militares, policiais civis e servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Fotos: Alex Pazuello / Secom