Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus é nomeado como cardeal pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou o arcebispo da arquidiocese de Manaus (AM), Dom Leonardo Ulrich Steiner como novo cardeal da Igreja Católica, o primeiro da Amazônia brasileira. Steiner e o arcebispo de Brasília (DF), Dom Paulo Cezar Costa estão entre os 21 novos cardeais anunciados pelo Papa na conclusão do Regina Coeli neste domingo (29/05), data em que a Igreja festeja a Ascensão do Senhor. A cerimônia de criação dos novos cardeais está prevista para agosto. “Rezemos pelos novos cardeais para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus”, pediu o Papa após o anúncio.

Em nota a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou alegria com a escolha dos dois novos cardeais brasileiros que passam a ocupar um dos postos mais elevados da Igreja Católica. “A convocação do Consistório na Solenidade da Ascensão do Senhor é um forte apelo a todos os batizados e batizadas para assumirem com empenho a missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho, trabalhando incansavelmente pelo Reino de Deus”, registra a nota assinada pelo presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Logo após o anúncio, o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, manifestou a satisfação e a alegria dos amazonenses com a nomeação do arcebispo Dom Leonardo Steiner para o Colégio de Cardeais do Papa Francisco. “O primeiro cardeal da Igreja Católica da Amazônia. Que sua experiência e sua luz nos guiem no caminho de Cristo”, declarou Wilson Lima.

O presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, destacou a amizade e a parceria que há entre o novo cardeal e a gestão da Comunicação Pública do Amazonas. A TV e a Rádio Encontro das Águas transmiti todos os domingos, direto da Catedral Metropolitana de Manaus, a Santa Missa celebrada por Dom Leonardo Steiner. “Para nós é um orgulho. Pela dedicação que Dom Leonardo tem para com o Amazonas, tenho certeza que ele, merecidamente, cumprirá sua missão com muita fé e amor”, comemorou Lopes.

Dom Leonardo Steiner, o novo cardeal, nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma (Brasil). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Dom Leonardo Steiner foi nomeado bispo em 2 de fevereiro de 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), sucedendo a dom Pedro Casaldáliga. Foi ordenado bispo no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenal (SC), pelo cardeal Paulo Evaristo Arns, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” que quer dizer “Verbo feito carne”.

Em 2020, Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani. Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Texto: Welder Alves
Foto: Divulgação Arquidiocese de Manaus