Dólar cai e real lidera ganhos no mundo em dia de leilões do BC e de exterior positivo

O dólar caía ante o real nesta terça-feira, devolvendo a alta da véspera em dia de leilões de rolagens de linhas de moeda estrangeira e de swaps cambiais pelo Banco Central, com o mercado acompanhando ainda o clima positivo no exterior, depois que a administração Trump deu sinal verde para o início de uma transição de governo nos Estados Unidos.

O real liderava as altas entre as principais moedas nesta sessão.

No entanto, analistas não descartavam chances de volatilidade no mercado de câmbio doméstico em meio a dúvidas persistentes sobre a saúde fiscal do Brasil.

Às 11:35, o dólar recuava 0,73%, a 5,3957 reais na venda. A moeda bateu a máxima do dia ainda na primeira hora de negócios (5,4296 reais, queda de 0,10%) e foi à mínima (5,3798 reais, baixa de 1,02%) pouco depois das 10h30.

Na B3, o contrato de dólar futuro mais negociado cedia 0,96%, para 5,3890 reais.

A moeda dos EUA foi ao piso do dia pouco depois de o BC divulgar que vendeu o lote integral de 1,26 bilhão de dólares em leilão de rolagem de linhas de dólares com compromisso de recompra, que tinham vencimento no início de dezembro.

O BC ainda faz entre 11h30 e 11h40 desta terça operação para rolagem de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional vincendos no começo de janeiro.