Até o final do mês, doadores terão viagem para o hemocentro com desconto pelo app “99”; Hemoam alerta para necessidade de agendamento para evitar aglomerações
Os doadores de sangue têm incentivo extra para comparecerem à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A partir desta terça-feira (14/04), as viagens com destino ou origem do hemocentro solicitadas por meio do app “99” poderão ter desconto de R$ 30 por trecho. A iniciativa do aplicativo de mobilidade urbana em parceria com a Fundação visa estimular a doação de sangue para equilibrar o estoque de sangue durante a pandemia de Covid-19.
Nesse período em que a recomendação é pelo isolamento social, o comparecimento de doadores reduziu em mais da metade. Para estimular a doação e garantir a segurança dos doadores, a parceria do Hemoam com a 99 se estende até o final do mês.
O pesquisador Tiago Pontes, de 28 anos, agendou a doação e ficou surpreso quando abriu o aplicativo e percebeu que o ato solidário foi recompensado. A viagem acabou sendo gratuita do Petrópolis, zona centro-sul, até a Fundação, localizada na Chapada, zona centro-oeste de Manaus.
“Eu fiquei animado porque estou com o orçamento apertado, e vi que com o desconto não pagaria nada para vir doar, ainda mais nesse momento em que o estoque do Hemoam está ruim”, disse.
Para ter acesso ao benefício, os usuários que tiverem como destino o Hemoam devem inserir no aplicativo o cupom de desconto “DOESANGUEMAN”. As corridas com valor de até R$ 30 saem gratuitamente. Caso o valor ultrapasse este limite, o usuário paga somente a diferença.
Agendamento – O Hemoam alerta para a necessidade de agendamento das doações para evitar aglomerações. As doações podem se agendadas por meio do site www.hemoam.am.gov.br, na aba “Agende sua doação”, e aguardar confirmação. Também é possível agendar por telefone ou Whatsapp. Os números para agendamento são: (92) 3655-0270, 3655-0271 ou 98421-4184 (Whatsapp).
Iniciativa – Além de Manaus, a 99 também está oferecendo viagens gratuitas em Brasília, Goiânia, São Paulo e Curitiba. Outras cidades devem ser anunciadas nos próximos dias, e a empresa espera contemplar todas as regiões com a iniciativa, que faz parte do “99Mobiliza”, conjunto de ações promovidas pela plataforma para engajar mais pessoas no combate ao coronavírus e no apoio a causas que façam a diferença na sociedade.