Doação de sangue mobiliza servidores no Programa Doador Legal na Aleam

O primeiro dia de doação de sangue com o “Vampirão” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), nesta terça-feira (7), demonstrou a forte adesão dos servidores do Poder Legislativo Estadual ao gesto de solidariedade que representa a doação.

Em uma parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por meio da unidade móvel “Vampirão”,  a Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas tem como meta  consegui  mais de 300 bolsas  até o final da campanha que se estende até o próximo dia 30 de junho, no Hemoam.

Para a diretora de Assistência Social, Jandira Moura, a intenção é ultrapassar a marca da doação de 2021. “Nossa expectativa é bastante positiva, queremos ultrapassar o número de bolsas coletadas no ano passado. Por isso mobilizamos os servidores da Casa, diretores e grupos de doação, que são doadores ‘ouro’ e ‘prata’ no Hemoam. Quem não puder vir hoje por algum motivo doar sangue, estaremos com a nossa equipe amanhã durante o dia levando doadores para o Hemoam. A campanha de doação, porém, segue até o dia 30 de junho, quando as pessoas podem procurar a Fundação e destinar sua doação à Campanha do Doador Legal e assim estará nos ajudando a coletar o maior número de bolsas e ajudando outras pessoas ”, afirmou.

Wilmara Silva, assistente social do Hemoam e subgerente de coleta externa, falou sobre a parceria de longa data com a Assembleia. “Agradecemos o convite da Aleam,   nesta parceria de muitos anos, desde 2014, motivando servidores a contribuir com a manutenção do estoque do banco de sangue do Hemoam. Sabemos que o Hemoam é o único banco de sangue do Amazonas e todos os dias estamos buscando doadores para contribuir com o estoque”, afirmou.

Sérgio Souza, servidor do setor de auditoria da Assembleia, doa sangue há 42 anos e viu no programa Doador Legal a oportunidade de manter o hábito de solidariedade com mais comodidade.

“Lembro que a primeira vez que doei sangue estava ainda servindo ao Exército e, desde então, nunca mais parei de doar, porque entendi naquele momento que a doação de sangue é um ato de amor. Tem muita gente que precisa de sangue para fazer tratamentos de saúde, para fazer cirurgias, por isso continuo nesse hábito até hoje. Toda  vez que o Vampirão vem aproveito para doar sangue”, afirmou. 

Ação parceira

Como incentivo aos doadores, a edição deste ano tem apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com ação de embelezamento incluindo esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, massagem e corte de cabelo.

“Essa parceria com o Cetam é uma forma de agradecer, oferecer uma cortesia àquelas pessoas que nos ajudam nesta missão de solidariedade, é o nosso ‘muito obrigado’”, explicou a diretora de Assistência.