Instituído pela Lei Federal nº 11.584 de 2007, o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado nesta terça-feira (27), nasceu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
Com o slogan “Doe órgãos, a vida precisa continuar”, a ação faz parte da campanha “Setembro Verde”.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Lei Estadual nº 6.013, instituiu o selo “Amigo do Transplante”, destinado ao reconhecimento de pessoa, profissional ou instituição, pública ou privada, que contribua, de alguma forma, para o aumento do número de doadores de órgãos e tecidos ou atue para promover o desenvolvimento técnico-científico em transplantes.
Para pessoas que necessitam de doação, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a chance de um recomeço.
O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.