O parlamentar destacou a importância de Amazonino para a educação no Amazonas, com a criação da UEA
O vereador Dione Carvalho (Patriota) durante a sessão plenária desta segunda-feira (13/02), reconheceu a importância política do ex-governador Amazonino Mendes e seus trabalhos desenvolvidos na cidade de Manaus e no estado do Amazonas.
Um dos seus trabalhos citado pelo vereador foi a criação da Universidade do Amazonas (UEA), feito que considera de extrema relevância para a Educação do estado. A UEA foi instituída através da Lei nº 2.637, em 12 de janeiro de 2001 e iniciou suas atividades no segundo semestre do mesmo ano, após a realização do primeiro vestibular da instituição.
À época, sob a gestão do então governador Amazonino Mendes, a aula inaugural no dia 3 de agosto do respectivo ano, acabou marcando os mais de 1,9 mil aprovados e matriculados para as vagas iniciais.
Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez longa carreira política dentro do estado, atuando quatro vezes como governador do Estado, uma vez como senador e três vezes como prefeito de Manaus.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador