‘Dinheiro não dá em árvore’: Sicredi promove ação de educação financeira no Dia de Cooperar

Ações foram realizadas no Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga, na Zona Norte de Manaus, com a presença de milhares de pessoas

Celebrado no último sábado (06/07) em Manaus com a participação de voluntários do Sicredi, o “Dia de Cooperar” registrou a presença de milhares de pessoas, que participaram de uma série de atividades voltadas à cidadania, sustentabilidade, bem-estar e educação financeira. A ação de cidadania promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com a participação de cooperativas de diferentes ramos também ocorre na mesma data em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.

As ações foram realizadas no Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga, localizado na avenida Curaçao, s/n, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Com o objetivo de incentivar o voluntariado, o evento mobilizou voluntários do Sicredi, que atuaram para conscientizar a população sobre golpes financeiros e dedicaram tempo para ensinar crianças e adolescentes, de forma lúdica, sobre educação financeira, a partir de um tabuleiro interativo da Turma da Mônica.

“A gente percebe, no dia a dia, várias iniciativas de fraudadores, buscando subtrair, por vezes, recursos da população. Nós, como cooperativa financeira, viemos aqui dar dicas sobre como se proteger diante dessas iniciativas maliciosas”, afirmou o gerente regional de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi no Amazonas, Rudinei Kronbauer.

Ele também disse que a cooperativa faz questão de participar do evento para incentivar a educação financeira de adultos, jovens e crianças. “Esse é um tema que merece atenção. Temos programas e toda uma metodologia de ensino para a prática da educação financeira, tema que precisa ser abordado desde a infância”.

‘Dinheiro não dá em árvore’ 

Depois de brincar no tabuleiro gigante da Turma da Mônica levado pelo Sicredi ao evento, voltado para a educação financeira infantil, o estudante Nickolas Albuquerque, 12, contou que aprendeu como economizar a energia de casa. “E aprendi como guardar dinheiro também”.

O tabuleiro traz várias questões do cotidiano e que envolvem as finanças como organização de gastos, administração da mesada, a importância de ter uma poupança, além de estimular o raciocínio.

A dona de casa Hortência Souza, 35, que participou do evento, aprovou a brincadeira. “É importante ensinar as crianças desde cedo a cuidar dos recursos. Afinal, dinheiro não dá em árvore”, sustentou.

Ação social 

O Dia de Cooperar em Manaus contou com diversas ações de cidadania, que incluíram orientação jurídica e contábil, assistência social, clínica financeira, educação contra golpes financeiros, oficina de artesanato, declaração de hipossuficiência para emissão de 2ª via de certidão de nascimento, apoio na emissão da CTPS digital, cadastro no SINE Manaus e SINE-AM, encaminhamento para vagas de emprego e emissão de credenciais para pessoas com deficiência (PCD) e idosos.

Também houve alertas por setores governamentais para a prevenção contra a proliferação do mosquito da dengue e, ainda, distribuição de mudas e frutas, pela Secretaria de Estado de Produção Rural, além da degustação de alimentos.

Para promover o bem-estar dos participantes, o evento também contou serviços de beleza, como corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas e limpeza de pele.

O público infantil também teve um espaço especial no evento, com atividades como educação financeira infantil, pintura de rosto, cama elástica, pula-pula, animador infantil e “Trupe do Riso”. 

Movimento 

O Movimento de Voluntariado do Sicredi, lançado no ano passado para contribuir com um país mais solidário, realizou em 2023 um total de 3.784 ações, beneficiando 683.577 pessoas em 1.294 municípios, com a participação de 67.716 voluntários. Estas ações ampliam o impacto positivo e promovem o desenvolvimento local nas comunidades onde o Sicredi está presente.

Sob o lema “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras”, a campanha de 2024 promove ações de responsabilidade social alinhadas aos princípios do cooperativismo, oferecendo serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer e cultura. A data é celebrada no 1º sábado de julho, mas as ações de voluntariado ocorrem ao longo de todo o ano.

Fonte/Foto: Três Comunicação e Marketing