“Em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizará, em 29 de novembro, um ciclo de palestras. O foco será na atuação com perspectiva de gênero. O evento contará com a participação virtual da ministra do STF, Cármen Lúcia, e ocorrerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Manaus.”
Atuação com perspectiva de gênero ganha destaque
Organizado pela Ouvidoria das Mulheres do MPAM, o evento abordará temas relacionados ao enfrentamento da violência contra mulheres. Além da ministra Cármen Lúcia, o ciclo de palestras terá presenças de destaque como Ivana Farina Navarrete Pena, procuradora do Ministério Público de Goiás e ex-conselheira do CNJ. Representantes da sociedade e profissionais do sistema de justiça também serão contemplados no público-alvo.
Programação inclui especialistas de renome nacional
Entre as palestrantes, destaca-se Salise Monteiro Sanchotene, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e Alice Bianchini, vice-presidenta da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas. Essas especialistas compartilharão experiências que reforçam a necessidade de ações integradas para combater a violência de gênero.
Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher: impacto e memória
Criada pela ONU em 1999, essa data simboliza a luta contínua contra a violência que afeta mulheres globalmente. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a gravidade do problema, homenageando as irmãs Mirabal, assassinadas em 1960. A celebração também impulsiona iniciativas como as promovidas pelo MPAM, que incluem suporte psicológico e jurídico às vítimas.
Foto: Luiz Roberto/TSE