Dia do Índio: Prefeitura inaugura ‘Aldeia da Memória Indígena de Manaus’

Dia do Índio: Prefeitura inaugura ‘Aldeia da Memória Indígena de Manaus’

A Prefeitura de Manaus inaugura hoje (19), em alusao ao Dia do Indio, a Aldeia da Memória Indígena de Manaus.

 

Dia do Índio: Prefeitura inaugura ‘Aldeia da Memória Indígena de Manaus’

Localizado na praça Dom Pedro II, Centro, o memorial celebra a presença e importância dos povos para a formação cultural e social da capital amazonense.

A produção do evento é da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

A celebração terá a apresentação de vídeos com as falas de anciãos, lideranças e grupos musicais indígenas, com cenas gravadas na praça Dom Pedro II, que passa a ser o espaço do memorial oficial dos antepassados dos índios tarumãs, passés, baniwas, barés e manaós.

Segundo o presidente do Concultura, Tenório Telles, que o processo de conscientização da sociedade, quanto à existência e importância do cemitério indígena, começa com o reconhecimento oficial do território sagrado, onde será criado o memorial indígena de Manaus.

Para a dirigente da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), Marcivana Saterê-Maué, a importância da criação do memorial e a atuação dos indígenas, como protagonistas, é uma grande conquista.

Um outro destaque do cerimonial de inauguração será a presença de uma mestre de cerimônias indígena, a apurinã Jéssica Batista, 28 anos, bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).