Dezembro Vermelho: campanha reforça luta contra o HIV em Manaus

A campanha Dezembro Vermelho, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, segue promovendo ações de conscientização e prevenção ao HIV, Aids e outras ISTs. Neste domingo (8/12), a programação ocorrerá no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família, no bairro São José 1. Durante o evento, a população terá acesso a autotestes de HIV, preservativos, gel lubrificante e orientações sobre prevenção e serviços gratuitos disponíveis na rede municipal de saúde.

Distribuição de testes e preservativos

Desde o início do mês, o Dezembro Vermelho tem intensificado atividades para ampliar o acesso da população à prevenção. Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a campanha distribuiu mais de 5 mil preservativos masculinos, 400 femininos e 74 autotestes em outra escola de samba da cidade. Segundo Thayná Saraiva, chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids da Semsa, essas ações reforçam o compromisso contínuo da saúde pública em combater a disseminação do HIV e melhorar a qualidade de vida dos diagnosticados.

Serviços gratuitos de prevenção

A rede municipal também disponibiliza Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), essenciais para prevenir infecções antes ou depois de possíveis exposições ao vírus. Em 2024, a rede municipal realizou mais de 4 mil atendimentos, mantendo cerca de 2,2 mil usuários ativos no serviço de PrEP. Já a PEP atendeu 489 pessoas em unidades específicas.

O impacto da Aids em Manaus

Entre janeiro e novembro, foram registrados 1.294 novos casos de HIV na capital, com maior prevalência em homens jovens entre 10 e 39 anos. Os dados refletem a necessidade de ações contínuas, como o Dezembro Vermelho, que sensibilizam a população para a importância da prevenção. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado permitem aos pacientes viverem com mais qualidade e segurança.

Fotos: Valdo Leão/Arquivo Semcom