O Boi Garantido na noite do dia 01 de maio, encerrou as noites de festejos ao padroeiro São José Operário. A apresentação do Garantido é uma tradição que celebra a festa do santo protetor dos trabalhadores da Baixa do São José e que abre o ciclo de ensaios oficiais para a temporada vermelha e branca.
O Garantido tem como traço marcante levar através da cultura popular a fé e devoção.
“Esse dia marca o início de ensaios oficiais do Boi Garantido na Baixa do São José. Um momento de fazer a contagem regressiva para o Festival de 2023. Ver a nação com todo o gás na comunidade de São José mostra como que a tradição não pode parar e é por isso que mesmo depois da Alvorada, de baixo de muita chuva estamos aqui prestigiando e mantendo a tradição”, destaca o presidente Antônio Andrade.
A noite que é o primeiro ensaio da temporada bovina recebeu em peso a nação encarnada e deram um show seguido do embalo das toadas mais emocionantes e vibrantes do Festival.
Para Edilene Tavares, rainha do folclóre do Boi Garantido, o momento é de tradição com os pés firmes.
“O Boi Garantido prima pela tradição e busca sempre manter sua religiosidade. Abrir a temporada de ensaios no São José é uma forma de sempre aproximarmos a Baixa que foi da onde o Boi Garantido foi criado. Sou da Baixa, nasci aqui no reduto do São José e para mim é muito importante começar a jornada por aqui rumo ao Festival Folclórico”, conclui a rainha”.
O show foi comandado pelos batuqueiros da Baixa do São José, banda Curumins da Baixa, ao som da voz do levantador Edilson Santana e Enéas Dias, itens oficiais, e o Boi Garantido pela evolução do tripa Piçana.
Santo protetor
São José Operário foi declarado protetor dos trabalhadores e da justiça social em 1955 pelo papa Pio XII. É um santo venerado por muitos trabalhadores em diversos segmentos.
O pároco do São José, Irley Koide, agradece a diretoria do Garantido e expressa encanto pela paróquia do São José fazer parte da tradição do Boi Garantido.
“Agradecer pela agremiação contribuir com o festejo do nosso santo, visto que já é uma tradição a nação vermelha comparecer e dar o primeiro ensaio ao povo da baixa do São José”, destaca o pároco.
O boi-bumbá Garantido conta com uma equipe de quatro santos que a nação vermelha e branca aprendeu a venerar, sendo eles o São João Batista, São Benedito, Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo.
Fotos: Paulo Sicsu