Robô da Nasa chegou hoje em busca de vida no planeta vermelho

Foram mais de seis meses e 200 milhões de km. A missão Mars 2020 da Nasa, carregando o robô explorador (rover) Perseverance, já está em solo marciano desde `as 18h de hoje (horários Brasília).

O local do pouso é conhecido como cratera Jezero. O evento foi transmitido ao vivo no canal da Nasa no YouTube, NasaTV (ainda pode ser visto on-line)

 

– O Perseverance é um robô explorador do planeta vermelho desenvolvidos pela Nasa. O primeiro foi o Sojourner (1997), seguido pela dupla Spirit e Opportunity (2004) e o Curiosity (2012), único que ainda está em operação.

 

A missão do Perseverance é encontrar indícios de que Marte já teve vida no passado. A cratera Jazero é o delta de um antigo rio e, nesse cenário, o robozinho de uma tonelada irá analisar os minerais no solo e detectar compostos orgânicos. Além disso, também testará algumas tecnologias inovadoras que poderão ser essenciais em futuras missões tripuladas ao planeta.

 

– Mas, o que será a atração dessa missão não é o Perseverance e sim, o que ele leva.

 

O rover, esse sim é a grande estrela da missão. Ele é baseado no projeto do Curiosity, que já explora o planeta vermelho há 8 anos. Além de câmeras em cores (23 no total) e ferramentas na pontas dos braços entre elas uma câmera em HD o rover foi melhorado para suportar as rochas pontiagudas  e outras novidades incrivelmente tecnológicas.

 

– O rover é o sistema acoplado no Perseverance que vai explorar o solo, uma espécie de robô andarilho (daí o nome rover).

 

O mais curioso estaa na coleta de dados. O MEDA (Analisador da Dinâmica Ambiental de Marte) irá medir a quantidade e tamanho das partículas de poeira na atmosfera, a temperatura, umidade, pressão e radiação solar na atmosfera. Além de expor uma amostra de tecidos e materiais que, possivelmente, serão usados em trajes espaciais nas futuras missões tripuladas.

 

– A ideia é que esse tecido seja colocado no exterior da Perseverance para analisar seu comportamento quando expostos à atmosfera marciana.

 

O mais esperado de toda a missão será o helicóptero Ingenuity. Ele fará vários sobrevoos na planície do planeta vermelho e nos proporcionará varias imagens para estudos.

 

– O Ingenuity será operado remotamente e de forma semiautônoma: os cientistas enviarão comandos programados.

 

Outra novidade da perceverant é o Moxie, um equipamento que irá produzir oxigênio (em escala experimental) a partir do dióxido de carbono na atmosfera marciana. O objetivo ee que as futuras missões tripuladas não leve tanques de oxigênio liquido nas viagens.

 

Além do Perseverance e o Curiosity outros robôs terráqueos estão chegando em Marte. Em maio deste ano os chineses esperam pousar um rover, ainda sem nome que é parte da missão Tianwen-1. E ainda tem o rover dos Emirados Árabes. Agora é esperar as imagens que esses robôs irão nos proporcionar e elevar a conquista humana para além das fronteiras do nosso planeta azul.

quer saber mais? Clique aqui.

 

 

Robô da Nasa chega a Marte nesta quinta-feira (18); saiba tudo sobre a missão