Não é somente com as escolas de samba do grupo de acesso que a mudança da data dos desfiles no Sambódromo está criando insatisfação. As coordenações das bandas da Bica e Difusora também estão insatisfeitas com a mudança, já que os desfiles estão programados para acontecer este ano uma semana antes da data tradicional, com as escolas do Grupo Especial desfilando justamente no Sábado Magro de Carnaval, data em que tradicionalmente são realizadas as Bandas da Bica e Difusora.
BICA AMEAÇADA
Uma das mais tradicionais bandas de rua do Carnaval de Manaus, a Banda da Bica pode ter sua realização este ano ameaçada. O REBOJO apurou junto à diretoria da banda que ainda não há nenhum comunicado oficial do Governo do Estado, mas que há um indicativo de que será proposta a mudança de data das bandas da Bica e Difusora. A necessidade de troca de data não agrada as coordenações de nenhuma das duas bandas, que têm no Sábado Magro suas datas cativas há décadas. Com a indefinição, a Banda da Bica ainda não sabe se sai em 2023.
GRUPOS ACUSAM CEESMA
O Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular (GAO) emitiu nota manifestando sua insatisfação e acusando a Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma), que reúne as agremiações do Grupo Especial, de tomar a decisão de realizar os desfiles nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de forma unilateral e em total desacordo com as demais associações. As escolas dos Grupos de Acesso reafirmam a necessidade de ter havido uma ampla discussão com dirigentes e sociedade civil acerca do tema.
TRANSMISSÃO NACIONAL
A Ceesma também ainda não se pronunciou oficialmente sobre a razão de preferir antecipar em uma semana os desfiles das escolas de samba de Manaus. O REBOJO apurou, contudo, junto a fontes não oficiais, que a razão oficial seria não mais competir com o Carnaval de São Paulo, cujos desfiles também acontecem no sábado de Carnaval. Fontes próximas da organização do Carnaval, contudo, confidenciaram que o real motivo da mudança de data seria a transmissão dos desfiles em rede nacional pela TV A Crítica, que renderia mais verbas para o Grupo Especial. Ou seja, a pendenga ainda vai dar pano pra manga!
A ‘MALDIÇÃO DO VICE’
Em seus últimos dois mandatos à frente da Prefeitura de Manaus, o ex-prefeito Arthur Neto (sem partido) terminou rompido com seus vice-prefeitos, Hissa Abrahão (Avante) e Marcos Rotta (PP). Nesta terça-feira (17), Arthur decidiu alertar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a “maldição do vice”. “Lula que se cuide. O cargo de vice isso ou vice aquilo é maldito”, disse o ex-prefeito.
EXTINÇÃO DO IPI
O motivo do alerta de Arthur foi o anúncio feito por Geraldo Alckmin (PSB), o vice de Lula, de que há a possibilidade de extinção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na reforma tributária, o que tiraria qualquer possibilidade de competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Simplesmente extinguir o IPI, a pretexto de ‘simplificar’ os impostos, visa a atingir o IPI e dar golpe fatal na ZFM”, disse Arthur, que também acusou Alckmin – que acumula o cargo de vice-presidente com o de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – de ser inimigo da ZFM.
LIRA CORTEJA BANCADA DO AM
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), franco candidato à reeleição, convidou os deputados federais eleitos e reeleitos pelo Amazonas para um jantar, nesta terça-feira (17), na residência oficial do presidente da Câmara Federal. O prato principal, sem dúvida, será a reeleição de Arthur Lira para a presidência da Casa Parlamentar. Será, entretanto, uma ótima oportunidade para a bancada do Amazonas colocar o assunto ZFM-IPI-Reforma Tributária na mesa.
JUIZ DO AM SUSPENSO DAS REDES
Titular da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Amazonas, o juiz Luís Carlos Valois foi surpreendido pela suspensão de suas contas nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram. A suspensão foi decisão do Conselho Nacional de Justiça. O magistrado alega não saber o motivo, mas é público que ele vinha sendo bastante irônico em suas postagens com os presos bolsonaristas dos atos terroristas do dia 8 de janeiro em Brasília.
CONEXÃO AMAZÔNIA-TAIWAN
O “Amazon Connections”, evento que objetiva proporcionar a união de negócios da Amazônia com o ecossistema global de inovação e investidores de Taiwan, acontece nesta quarta-feira (18), das 8h às 19h30, no Cassina Casarão da Inovação, localizado no Centro. O evento advém da parceria entre Innovation Studio, responsável por sua realização, com a Taiwan Trade Center do Brasil (TAITRA) e a InnoVEX Taiwan, a segunda maior exposição exclusiva para startups do mundo, que ocorre dentro da feira Computex Taipei.