Desabamento no Jorge Teixeira volta à pauta dos discursos na Assembleia Legislativa do Amazonas

O deslizamento de terra que vitimou pessoas e deixou inúmeros desabrigados, no bairro Jorge Texeira, zona Leste, continuou sendo pauta de debates na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Plenária, desta quarta-feira (15), com destaque para a atuação do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus no episódio.

O deputado Cabo Maciel (PL) se solidarizou com as vítimas e parabenizou a atuação do prefeito David Almeida e do governador Wilson Lima, que mobilizaram a estrutura da prefeitura e do estado, por meio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. “Este é um momento em que temos que pensar na solidariedade, em sobreposição à política. Por isso, quero parabenizá-los, dizendo que fizemos e fazemos a nossa contribuição e a população que se mobilizou sem medir esforços”, afirmou.

João Luiz (Republicanos) parabenizou os mais de 100 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que foram à área do deslizamento ajudando a retirar os pertences que restaram dos moradores. “São pessoas no seu anonimato que contribuíram para amenizar a tragédia naquela comunidade. São bravos servidores da Prefeitura de Manaus que merecem uma homenagem, que já estamos propondo, para valorizar esses servidores, que estão trabalhando, dando o seu melhor”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o deputado Daniel Almeida (Avante) também destacou o altruísmo de pessoas anônimas. “São muitas as histórias de heroísmo de pessoas anônimas que foram fundamentais para que a tragédia não fosse maior, salvando vidas e temos de fazer uma Sessão em homenagem a essas pessoas reconhecendo seus atos de bravura”, reforçou.

O risco de desmoronamento no bairro de São Raimundo, zona Oeste, na área próxima ao “Bar do Joca”, que não foi contemplada pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) foi o destaque do deputado Adjuto Afonso (UB). “Não tenho dúvidas de que, se nada for feito no sentido de uma contenção, essa área vai desabar. Por isso, espero que tenhamos o mais rápido possível uma definição sobre a situação dessa área para que não tenhamos outra tragédia como a do último domingo”, alertou.

Durante seu discurso, o deputado Thiago Abrahim (UB) também parabenizou a atuação do Governo do Estado e da Prefeitura, sugerindo a criação de um programa habitacional para atender estas famílias. “As pessoas passam a vida inteira trabalhando, lutando para ter uma casa e de repente uma tragédia leva tudo embora, destruindo tudo que levou uma vida inteira para ser construído. Por isso, apresentei um projeto indicativo ao governador para que priorize estas pessoas na contemplação de programas habitacionais”, explicou.

Outros temas

Ao destacar o Dia do Consumidor, comemorado neste 15 de março, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) criticou a falta de respeito da Amazonas Energia com os consumidores, por conta da instalação dos medidores aéreos.

O deputado George Lins (UB) voltou a questionar a postura das empresas de aviação que atuam no interior do Amazonas.

Também durante seu discurso, a deputada Joana Darc (UB) pediu ajuda para encontrar o agressor da criança que sofreu abuso, na loja Renner do Shopping Sumaúma, zona Leste.