Deputados defendem o fomento na agricultura familiar no Amazonas
Na manhã desta terça-feira (20), parlamentares estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) chamaram a atenção para a necessidade de fomento na agricultura familiar do Estado, através de incentivo a criadores e a exploração de babaçu como mais uma opção econômica para o Amazonas.
Deputados defendem o fomento na agricultura familiar no Amazonas
O deputado Cabo Maciel (PL) tratou sobre a necessidade de incentivo aos agricultores familiares ao relatar visita à Comunidade Hollywood, localizada na BR 174, onde esteve com criadores de galinhas e produtores da região que abastecem a cidade de Manaus e região, comprometendo-se a buscar junto à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) meios de facilitar a vida destes trabalhadores rurais com a legalização de terras e meios de investimento na agricultura familiar como insumos e assistência técnica.
João Luiz (Republicanos) foi mais específico e sugeriu que o Governo do Estado criasse um programa de distribuição de ração como forma de incentivar a criação de galinhas, porcos e peixes no interior.
Segundo João Luiz, esses agricultores ainda não são atendidos pela Sepror, por isso ele, junto com o deputado Cabo Maciel, estão fazendo esse indicativo, para que o governo entregue de forma escalonada ração para esses agricultores, favorecendo na prática, a agricultura familiar.
Por sua vez o deputado Sinésio Campos (PT) lembrou mais uma vez o potencial econômico que representa a exploração do babaçu para o Amazonas, podendo ser mais uma fonte de recursos para o Estado e também de emprego e renda para o interior, inclusive com a produção de biodiesel e ração animal para os produtores.
Corroborando o discurso de Campos, Tony Medeiros (PSD) defendeu a exploração do babaçu, citando estudo de viabilidade feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) através dos cinco milhões de pés de babaçu existentes no interior do Amazonas.