Deputados apresentam 45 requerimentos à Mesa Diretora da Aleam

A enchente nos rios Negro e Solimões preocupa autoridades no Estado do Amazonas. Em alguns lugares, a água já invade as ruas, levando os moradores a pedir ajuda do poder público. Esse problema não assola somente a capital, Manaus.  Até o momento, cerca de 35 municípios estão em situação de emergência com a cheia, atingindo de forma direta aproximadamente 100 mil pessoas.

Preocupado com essa situação, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) apresentou, para deferimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), encaminhamento em forma de indicação à Comissão de Defesa Civil do Estado do Amazonas para que dê urgência à segunda fase da “Operação Enchente”, prestando ajuda humanitária, preferencialmente, para as calhas do Alto e Médio Solimões.

Explica a justificativa da proposta que a “Operação Enchente” é um ato realizado pela comissão de Defesa Civil do Estado do Amazonas que presta ajuda humanitária, contemplando com cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits com redes, lençóis e mosqueteiros, kits de limpeza, colchões, jogos de cama, travesseiros e purificadores, os municípios que estão sendo afetados pela cheia dos rios do Amazonas.

Neste ano de 2019, já foi realizada a primeira fase da “Operação Enchente” contemplando 15 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira. Sendo estes: Calha do Juruá – Eirunepé, Guajará, Carauari, Juruá e Itamarati; Calha do Purus – Boca do Acre, Lábrea, Canutama e Tapauá; Calha do Madeira – Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba e Nova Olinda do Norte. No total, 13.436 famílias foram atendidas.

Devido à situação de emergência, a Comissão de Defesa Civil do Estado do Amazonas, está se preparado para realizar a segunda fase da “Operação Enchente” onde pretende contemplar os municípios considerados em estado de emergência oriundos das calhas do alto, médio e baixo Solimões e Purus (Beruri).

Acompanharam o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) que apresentou quinze requerimentos; Therezinha Ruiz (PSDB), com dezesseis; Delegado Péricles (PSL), com três; Cabo Maciel (PR), com dois; Sinésio Campos (PT), com três; e, João Luiz (PRB), com seis. As propostas foram deferidas pela Mesa Diretora e, passando a tramitar, seguem para análise nas Comissões Técnicas da Casa.