O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), que integra a comitiva brasileira na COP 28, em Dubai, tem sido um dos responsáveis por erguer a bandeira do Amazonas no emirado. Como representante da Câmara Federal e relator da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas se comprometeu a debater pautas essenciais para a região e durante o painel sobre a Legislação para uma Transição Climática Justa, ressaltou a disparidade entre teorias sobre a Amazônia e a realidade vivida pelos amazônidas.
O parlamentar trouxe à tona a situação dos Yanomamis em Roraima, destacando a necessidade de atenção prática às comunidades indígenas, citando a carência de infraestrutura para médicos que atuam em aldeias, inclusive no Amazonas.
“Conheço muitos doutores em Amazônia que não conhecem o encontro das águas, não conhece a nossa região. O que chocou o Brasil e o mundo com as imagens dos Yanomamis em Roraima, aquilo é uma realidade não exclusiva, porque a desnutrição indígena está presente e aquilo é uma comprovação clara de que as políticas públicas precisam ser alteradas. No meu estado mesmo, os trabalhadores da saúde atendem em tapeas improvisadas com o medicamento espalhado no chão”, enfatizou o deputado.
O debate sobre a Sustentabilidade Amazônica como Solução para a Pobreza na região foi abordado em um dos painéis da COP 28. Leite ressaltou a riqueza da Amazônia, não apenas em biodiversidade, mas também em potencial, contrastando com a extrema pobreza, já que no Amazonas, quase 58% da população vive abaixo da linha da pobreza.
“Nós vivemos em uma contradição em que estamos em uma região extremamente rica e convivemos com uma extrema pobreza”, disse.
Para o deputado, manter a floresta em pé é incompatível com a miséria enfrentada por indígenas, ribeirinhos, habitantes da floresta e pescadores. E por isso, reiterou em seu discurso a importância do acesso digno às políticas públicas para esses grupos, destacando a necessidade de uma governança transparente e comprometida com a população.
Sidney Leite reforça o compromisso com a busca por soluções eficazes e inclusivas para a região amazônica, enquanto segue representando o Brasil na COP 28.
Fonte e Foto: Assessoria Deputado