No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece neste sábado (15/6), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca os principais trabalhos voltados à melhor idade ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Destinamos R$ 320 mil em emenda parlamentar para o auxílio de obras e instalações na Casa de Apoio ao Idoso, em Humaitá. Agradecemos ao governador Wilson Lima pela execução dessa emenda impositiva de suma importância. No Poder Legislativo temos elaborado leis e indicativos para os idosos do nosso Estado”, disse o deputado João Luiz, que ressaltou que em 2024, a Associação dos Idosos Unidos do Lírio (Manaus) receberá R$ 100 mil em emenda parlamentar para implantação de placas solares para redução das despesas com energia elétrica.
O parlamentar é autor da Lei nº 5.908/2022, que proíbe instituições financeiras de ofertar e celebrar contrato de empréstimo a aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica no Amazonas.
O republicano também indicou ao Governo do Amazonas, por meio do Requerimento 1.914/2024, o Anteprojeto de Lei, que dispõe sobre o fornecimento de fraldas descartáveis para crianças, idosos e pessoas com deficiência no Estado.
João Luiz é autor do Requerimento nº 4.256/2023, que indica ao governo a construção de um abrigo de acolhimento institucional (Serviço de acolhimento institucional) para atender idosos dependentes do tratamento de saúde, proporcionando-lhes abrigo e assistência durante o período de tratamento.
É autor também do Requerimento nº 551/2023, que indica ao Governo do Amazonas, que seja feito investimento em equipamentos para a prática de atividades físicas nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (CAFs), promovendo a integração de famílias e comunidades com vistas à convivência, saúde e sociabilidade e do Requerimento nº 6.118/2019, que institui a campanha educativa de tratamento aos idosos na rede pública de ensino.
Solicitação
O deputado João Luiz também solicitou ao governador Wilson Lima, por meio do Requerimento nº 4.740/2020, a regulamentação da Lei nº 4.697/2018, que cria o Programa de Fisioterapia para Idosos (Fisioterapia Geriátrica) em toda rede pública estadual de saúde, e dá outras providências.
Foto: Mauro Smith