Deputada Joana Darc defende permanência do Fundo Amazônia

Na manhã desta terça-feira (20), o presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, esteve na Assembleia Legislativa do  Amazonas (Aleam), para apresentar informações e debater sobre a importância do Fundo Amazônia para as comunidades ribeirinhas do Amazonas.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), deputada Joana Darc (PR), ressaltou a importância do Fundo Amazônia, que hoje mantém projetos que incentivam a sustentabilidade, o turismo e geração de renda para comunidades ribeirinhas do Amazonas. “Temos aqui no nosso estado uma diferença regional muito forte, que só  quem já foi em uma comunidade onde o Fundo Amazônia chegou por meio de projetos, e o impacto que tem na vida das pessoas que habitam nessas regiões, sabe a importância deste tipo de investimento para nossa região”, reforçou a parlamentar.

De acordo com Virgílio  Viana, 119 projetos são executados em mais de 500 comunidades do estado, e 54% dos valores do Fundo são utilizados por órgãos governamentais. “Através dos projetos executados nessas comunidades é que o povo ribeirinho consegue melhorar a qualidade de seu trabalho e de seus produtos e serviços”, ressaltou o presidente.

Joana Darc propôs, em Sessão Plenária, uma moção de repúdio feita pela Aleam contra a ação nacional que está  prejudicando o Fundo Amazônia e aproveitou para sugerir também uma moção de apoio ao recurso. A Parlamentar convidou ainda o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) para visitar as RDS’s da FAS que são beneficiadas com os recursos do Fundo Amazônia.