‘Defender a Zona Franca é uma missão de todo brasileiro’, afirma vereador Peixoto

O parlamentar alerta sobre posicionamento de secretário de Lula que afirmou ser necessário ‘enxugar’ benefícios da ZFM.

Durante evento em Brasília, nesta quarta-feira (08/02), o secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, criticou os incentivos fiscais para as empresas. Appy também afirmou que existe a necessidade de “enxugar” os benefícios, o que atinge o principal polo econômico do Amazonas.

A fala do secretário reafirma que o governo Lula pretende acabar com a Zona Franca de Manaus (ZFM), que depende dos subsídios para manter a competitividade com as indústrias da região Sudeste. É o que pensa o vereador Peixoto (Pros), que vê com extrema preocupação as declarações do representante da presidência.

“Como cidadão manauara, não posso achar normal uma declaração como esta. É um ataque feroz a nossa Zona Franca e, consequentemente, a nossa economia. Tanto julgou-se o ex-ministro Paulo Guedes e suas tentativas de zerar o IPI e agora? Precisamos esperar findar de vez com os benefícios fiscais para tomarmos uma atitude? É primordial uma ação, uma cobrança ao presidente que ao longo da campanha declarou ser amigo da indústria amazonense”, enfatiza Peixoto

De acordo com o vereador, o atual governo está dando sucessivas “deixas” de que o plano é prejudicar a principal matriz econômica de Manaus.

“No mês passado já externei minha preocupação com a falta de comando com a Suframa. Estamos no segundo mês e nada foi definido pelo governo, os servidores do órgão procuraram a Justiça para conseguir dar seguimento às demandas da autarquia. O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento fala sobre acabar com o IPI e agora isso. O que mais devemos aguardar?”, complementa.

“Como vereador, vou buscar junto aos meus pares e das vozes ativas que nos representam em Brasília, uma interlocução para que possamos mostrar a todos que defender a Zona Franca é uma missão de todo brasileiro. Não é uma bandeira apenas de Manaus, é nossa! Esse grito não pode ser calado pela conveniência da ideologia, ou politicagem. Quando se há empregos envolvidos, não há mais lados ou interesses particulares, há só uma coisa a se fazer: lutar pelo futuro do nosso povo!” finaliza o vereador.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador

Foto: Emerson Olliver