O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), recebeu nesta segunda-feira (09/5), representantes dos transportes alternativo e executivo que estiveram no parlamento para acompanhar como está a tramitação do Projeto de Lei 150/2022, enviado pela Prefeitura de Manaus, que regulamenta o novo serviço modal complementar no transporte público de passageiros, em substituição aos ônibus Executivo e Alternativo.
De acordo com David Reis, os modais atuais operam em caráter precário provisório e precisam dessa nova licitação para que possam atuar junto ao sistema de transporte coletivo convencional. Com a licitação, o segmento pode, por exemplo, ter acesso a financiamentos e melhorar a qualidade do serviço oferecido.
Durante a reunião, tanto representantes do transporte Alternativo, quanto do Executivo deram algumas sugestões para melhorar o projeto em tramitação, propostas que serão levadas pelo presidente da CMM à Prefeitura. “Estarei levando pessoalmente todas as ideias até o prefeito David Almeida. Nosso papel é atender a todos e no que diz a respeito do transporte público temos que apoiar as melhorias que tem sido implementadas pela Prefeitura”.
O presidente da Cooperativa dos Permissionários em Transporte Alternativo Coletivo (Cooptram), Venício de Araújo, conhecido como Mineiro, agradeceu o presidente da Câmara por recebê-los. “Foi uma reunião bastante produtiva e creio que nossas propostas serão atendidas pelo chefe do Executivo para ofertarmos um melhor serviço à população”, salientou.
Mesma opinião do presidente da Federação de Transporte do Estado do Amazonas (Fecootram), Roberto Barbosa, que afirmou sair da CMM, mais tranquilo. “O presidente David Reis nos passou essa tranquilidade e tenho certeza que em breve teremos uma modalidade de transporte de referência para o país”, afirmou.
O Projeto de Lei 150/2022 foi deliberado na última quarta-feira (04/5) e está sob análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).